SA1.2 - SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE E VIGILÂNCIA (TODOS OS DIAS)
|
41178 - FATORES SOCIOAMBIENTAIS E OCORRÊNCIA DE ARBOVIROSES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMARAJIPE, EM SALVADOR-BAHIA, E SUA IMPORTÂNCIA PARA A SAÚDE COLETIVA FELIPE PAIVA SILVA DE OLIVEIRA - UFBA, LUIZ ROBERTO SANTOS MORAES - UFBA
Apresentação/Introdução A saúde é considerada direito de todos e dever do Estado, mas a expansão de doenças tem colocado em risco a saúde da população e violado tal direito. Enfermidades como dengue, Zika e chikungunya tornou-se preocupação para a saúde pública. O Aedes aegypti tem expandido essas arboviroses nas cidades, onde desigualdades socioeconômicas, ausência de saneamento e degradação ambiental estão presentes.
Objetivos Analisar os fatores socioambientais e a ocorrência de dengue, Zika e chikungunya, no território da Bacia Hidrográfica do Rio Camarajipe, em Salvador-BA, no período de 2014 a 2018.
Metodologia Estudo ecológico, em 42 bairros da Bacia do Camarajipe. Os dados de ocorrência das arboviroses foram obtidos na Vig.Epidemio./SMS, período 2014-2018, agrupados por bairro e incidência calculada por bairro/ano e período e no CCZ/SMS os referentes aos índices de infestação do Aedes aegypti – Predial (IIP), Breteau (IB), Tipo de Recipiente (ITR). Os do clima foram obtidos no INMET e os socioeconômicos/demográficos/saneamento básico no projeto QUALISalvador, da UFBA/UNEB. Realizou-se análise descritiva dos dados e de correlação entre as variáveis climáticas e índices de infestação larvária e ocorrência das arboviroses. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo CEP da Escola de Enfermagem da UFBA.
Resultados No território da Bacia estudada, percebeu-se um maior deficit na prestação dos serviços públicos de saneamento básico, destacando-se a coleta dos resíduos sólidos e a drenagem das águas pluviais. Ambos são de grande importância para a proliferação do Aedes aegypti e para a maior ocorrência das arboviroses. O Alto e Médio Camarajipe foram os territórios que apresentaram os piores resultados dessas variáveis, bem como as menores rendas e níveis de escolaridade. Os maiores índices de infestação pelas formas imaturas do Aedes aegypti foram observados nesses territórios, estando toda área de estudo em situações de alerta ou risco de epidemias de dengue, Zika ou chikungunya.
Conclusões/Considerações Os resultados da pesquisa sugerem que o deficit na prestação dos serviços públicos de abastecimento de água, coleta de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais, bem como as condições socioeconômicas da população da Bacia, se apresentaram como fatores relevantes para ocorrência das arboviroses e relacionados com os elevados índices de infestação no período de 2015 a 2018, o que mostra a importância dos mesmos para a saúde coletiva.
|