Sessão Assíncrona


SA1.2 - SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE E VIGILÂNCIA (TODOS OS DIAS)

40992 - ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PARA ALINHAMENTO DO PROCESSO DE TRABALHO NO ENFRENTAMENTO DOS DESASTRES NATURAIS QUE ATINGIRAM O VALE DO JIQUIRIÇA, BAHIA, DEZEMBRO DE 2021
NÚBIA VALÉRIA SANTOS SOBRAL - NRS LESTE/ SESAB, ANALY MARQUARDT DE MATOS - NRS LESTE/ SESAB, AILDES GEORGEA FERNANDES DE ALMEIDA COSTA - NRS LESTE/ SESAB, LEILA ANDRADE LEMOS - NRS LESTE/ SESAB, LEILMA REBOUÇAS BASTOS BORGES - NRS LESTE/ SESAB, PAULA CRISTINA SOUZA RIBEIRO - CIEVS /SESAB, RADAMAN DE SOUZA BARRETO - NRS LESTE/ SESAB, RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA DE CARVALHO SAUER - NRS LESTE/ SESAB


Período de Realização
Dezembro/2021 a Fevereiro/2022

Objeto da experiência
Informações inconsistentes e deficiências de comunicação geram prejuízos no comando das operações para enfrentamento dos impactos decorrentes de desastres.

Objetivos
Objetiva-se descrever a estratégia de comunicação utilizada no alinhamento do processo de trabalho da equipe que atuou no enfrentamento dos desastres que afetaram quatro municípios de pequeno porte, contíguos ao Rio Jiquiriçá, localizados na Região de Saúde de Santo Antônio de Jesus-Ba em dezembro de 2021.

Metodologia
As atividades de campo foram iniciadas após desbloqueio das vias de acesso às áreas afetadas. Em decorrência dos danos às redes de dados, telefonia e elétrica, as informações inicialmente foram coletadas por meio físico e posteriormente sistematizadas em relatórios e planilhas padronizadas. As informações foram consolidadas e disponibilizadas por meio de plataforma unificada de comunicação e colaboração de equipes para 25 técnicos que atuaram na sala de situação na regional de saúde durante dois meses.

Resultados
O uso de instrumento padronizado (ponto focal, objetivo, situação encontrada, demandas identificadas, ações realizadas, encaminhamentos emergenciais, registros fotográficos, listas de presença, atas de reuniões e notas de fornecimentos de insumos e medicamentos) foi primordial para preservação da memória sequencial do trabalho de campo. A estratégia possibilitou elaboração de relatórios e direcionamento de demandas ao nível central através de web reuniões diárias, além de emissão de boletins semanais.

Análise Crítica
O alinhamento da comunicação agregou a equipe, favoreceu a análise da situação de saúde do território e a tomada oportuna de decisões. Apesar de desenvolverem atividades diversas e em momentos diferenciados, a estratégia adotada permitiu articulação do processo de trabalho dos membros da sala de situação regional (25 técnicos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia).

Conclusões e/ou Recomendações
Considerando que o setor saúde deve estar preparado para direcionar e executar ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta, reabilitação e reconstrução, a comunicação é fator essencial para uma atuação oportuna, coordenada e articulada, de modo a evitar fragmentação do diagnóstico situacional, sobrecarga para os atores envolvidos e ineficácia na aplicação dos recursos.