SA1.2 - SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE E VIGILÂNCIA (TODOS OS DIAS)
|
40962 - PERFIL DE EXPOSIÇÃO AO CHUMBO, ARSENIO, CADMIO E MERCURIO EM SANGUE DE CORDAO UMBILICAL E CARACTERISTICAS SOCIODEMOGRAFICAS DA MÃE - PROJETO PIPA UFRJ NATALY DAMASCENO DE FIGUEIREDO - UFRJ, CARMEN ILDES RODRIGUES FROES ASMUS - UFRJ, MONICA SEEFELDER ARAUJO - UFRJ, ANA PAULA NATIVIDADE OLIVEIRA - FIOCRUZ, VOLNEY DE MAGALHÃES CAMARA - UFRJ
Apresentação/Introdução A exposição urbana aos metais durante a gestação tem sido associada a complicações para o desenvolvimento fetal e infantil, podendo levar a consequências na vida adulta. O Projeto sobre Infância e Poluentes Ambientais - Pipa UFRJ, desenvolve uma coorte de nascimento que visa investigar estes efeitos.
Objetivos Descrever e correlacionar o perfil de exposição dos bebês intrautero aos metais e as características sociodemográficas das mães.
Metodologia O estudo utiliza os dados provenientes da coorte de nascimento que teve início em junho de 2021, cujas mães participantes foram captadas no 3 trimestre de gestação, sendo >16 anos e residentes do Município RJ (MRJ). Os dados sociodemográficos das mães foram obtidos por maio da aplicação de um questionário aplicado por entrevistadores previamente treinados. Foram descritas as variáveis: Idade da mãe, local de moradia, renda percapta, auxílio do governo, saneamento básico, tabagismo e consumo de álcool e drogas durante a gestação. A exposição aos metais foi descrita com base nas concentrações observadas no sangue do cordão umbilical coletado no momento do parto.
Resultados A Idade média foi 29 anos (DP 6,9), 75% não brancas, e baixa escolaridade (78% máximo o ensino médio). Renda percapta mediana R$ 750,00. 20% recebem Bolsa família e 54% moram em comunidade. 5,6% não tem acesso a rede de água, 9,3% à coleta de lixo e 2,5% à rede de esgoto. O tabagismo na gestação é referido 8% das gestantes. O consumo de álcool por 40% e 5% uso de drogas. A taxa de detecção dos metais no sangue do cordão umbilical foi: Pb - 99,6%, Hg-93%, Cd-11% e As-61%. A concentração de Pb (p=0,05) e Cd (p=0,017) foi maior entre as fumantes. As formas de acesso a água apresentaram diferença em relação a concentração de Cd (p=0,02), e de afastamento de esgoto em relação ao Pb (p=0,03).
Conclusões/Considerações Os resultados apontam a exposição da polução urbana aos metais, com maior detecção para o Chumbo e Mercurio. Reforçam a hipotese de que habitos e condições de vida parecem estar associados ao padrão de exposição intrautero, sinallizando para a exposição precoce ainda no primeiro ciclo de vida.
|