SA1.2 - SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE E VIGILÂNCIA (TODOS OS DIAS)
|
40408 - CONDIÇÕES DE SAÚDE E SANEAMENTO DA CIDADE DE BRUMADINHO, ENTRE 2017 E 2020, SOB A ÓTICA DOS DHAES NAYARA TROVÃO DA SILVA - IRR / FIOCRUZ MINAS, LEO HELLER - IRR / FIOCRUZ MINAS, PRISCILA NEVES SILVA - IRR / FIOCRUZ MINAS
Apresentação/Introdução O rompimento da barragem da Mineradora Vale em 2019, na cidade de Brumadinho/MG, provocou grandes impactos socioambientais na região. De acordo com a ONU, desastres como este podem causar o comprometimento das atividades cotidianas da população, interrupção dos serviços básicos, perdas humanas, diversos prejuízos à saúde além de impactar nos direitos humanos à água e esgotamento sanitário (DHAES).
Objetivos Entendendo isso, essa pesquisa se propôs analisar as condições de saúde e saneamento da população de Brumadinho entre 2017 e 2020, sob a ótica dos DHAES, traçando um perfil sanitário de antes e depois do Rompimento da Barragem da Vale em 2019.
Metodologia Trata-se de metodologia de natureza ecológica, descritiva de tendência temporal, comparativa entre 2017 e 2020. O nível de abrangência espacial foi a cidade de Brumadinho/MG e o grupo pesquisado foi a população total estimada pelo IBGE por ano-base do município. Os dados secundários foram coletados, para cada ano, em banco de dados públicos governamentais. Para a análise dos dados optou-se pela construção de 13 indicadores baseados nos atributos do DHAES e de acordo com o modelo sistêmico estratégico de “estrutura–processo–resultado” proposto. O cálculo de construção dos indicadores se deu entre as variáveis selecionadas e, os resultados, revelados através análises estatísticas descritivas.
Resultados Os indicadores de cobertura, disponibilidade e acessibilidade apresentaram grande deficiência nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município, mesmo sem variação relevante ao longo dos anos, destacando entre os resultados a taxa de abastecimento de água, com média de 70% no período. Já o indicador de qualidade da água apresentou em 2019 significativa piora em relação aos anos anteriores salientando assim a possível contaminação das águas da região após o desastre ambiental. Esse piora junto a defasagem histórica observada nos outros indicadores, refletiu diretamente nos indicadores de efeitos, demonstrando o aumento de doenças em 2019 em relação aos anos anteriores.
Conclusões/Considerações Ao analisar as condições de saúde e saneamento de Brumadinho/MG, entre 2017 e 2020, notou-se que os indicadores, baseados no DHAES, veem sendo historicamente negligenciados no município, e, agravados após o rompimento da barragem da Vale em 2019. Visto isso, é de suma importância o reconhecimento e aplicação dos DHAES na região para que direitos fundamentais como qualidade de vida e promoção da saúde sejam respeitados e garantidos à população.
|