Sessão Assíncrona


SA1.2 - SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE E VIGILÂNCIA (TODOS OS DIAS)

38883 - ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA DE AMBIENTES E PROCESSOS DE TRABALHO NA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA: A EXPERIÊNCIA NO ENFRENTAMENTO DAS INUNDAÇÕES NO ESTADO DA BAHIA.
CAMILA NEVES SÁ - SESAB/SUVISA/DIVAST-CESAT, IRACEMA VITERBO SILVA - SESAB/SUVISA/DIVAST-CESAT, CELSO JOÉLIO AMORIM TEODORO - SESAB/SUVISA/DIVAST-CESAT, JOSÉ FERNANDO DOS SANTOS - SESAB/SUVISA/DIVAST-CESAT


Período de Realização
As ações desenvolveram-se entre dezembro de 2021 a maio de 2022

Objeto da experiência
As necessidades da saúde dos trabalhadores envolvidos no enfrentamento da inundação

Objetivos
Descrever as ações da Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT) para a proteção da saúde dos trabalhadores e voluntários que atuaram no enfrentamento ao desastre.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência do Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador na condução de medidas para a proteção à saúde desses trabalhadores e voluntários, que consistiram na elaboração de material técnico; roteiro de inspeção; notificação com medidas de proteção; inspeção sanitária, web-reuniões, grupos de comunicação com a rede, monitoramento periódico, levantamento de rumores na mídia, participação na elaboração do plano multirrisco, entre outras ações.

Resultados
As ações ocorreram predominantemente nas macrorregiões sul, sudoeste, extremo-sul, e nas regiões oeste e centro-leste do Estado. A partir do roteiro de inspeção elaborado e disponibilizado à rede, foram identificadas situações de risco à saúde dos trabalhadores e voluntários, como: doenças de transmissão respiratória e hídrica, acidentes por animais peçonhentos, acidentes e violências, riscos psicossociais. Ante as evidências, a VAPT notificou gestores municipais, propondo medidas de controle.

Análise Crítica
Essas ações foram relevantes considerando-se os impactos na saúde da população e dos trabalhadores, o que requer da Vigilância em Saúde do Trabalhador a adoção, de forma organizada e eficaz, de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde em situações de desastres naturais, principalmente nos ambientes e processos de trabalho. A articulação com a Renast-Ba foi de fundamental importância para o êxito e capilarização das ações nas áreas atingidas.

Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se que a VAPT precisa estar incorporada em todas as situações que representam risco à saúde dos trabalhadores e que o trabalho articulado em situações de desastre foi uma importante lição aprendida nesse processo e que certamente deixará raízes para a condução de situações similares.