SA1.2 - SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE E VIGILÂNCIA (TODOS OS DIAS)
|
38793 - DOENÇA DE CHAGAS NA BAHIA: UM RELATO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO CRISTIANE MEDEIROS MORAES DE CARVALHO - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA (DIVEP), MARIA APARECIDA ARAÚJO FIGUEIREDO - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), LILIANE DA ROCHA SIRIANO - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS (SES GO), AMELIA NASCIMENTO BISPO DOS SANTOS - ASSOCIAÇÃO DE CHAGAS DA BAHIA (ACHABA), SÉRGIO RICARDO VALVERDE DE SOUZA - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA (DIVEP), GILMAR RIBEIRO JR - INSTITUTO GONÇALO MONIZ (FIOCRUZ BAHIA), MÁRCIA SÃO PEDRO LEAL SOUZA - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA (DIVEP), SANDRA MARIA DE OLIVEIRA DA PURIFICAÇÃO - DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA (DIVEP)
Período de Realização O período de construção do Produto se deu entre os meses de junho de 2020 a fevereiro de 2021.
Objeto da experiência A construção coletiva de um Guia Prático sobre Doença de Chagas, voltado para informar populações de áreas de risco para transmissão da doença de Chagas.
Objetivos Apresentar um produto técnico educativo, cujo propósito é divulgar informações relevantes sobre a doença de Chagas, voltadas para populações vulneráveis, de modo a instrumentalizá-las na construção de seus próprios saberes, sempre considerando as subjetividades do contexto em que estão inseridas.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência acerca da construção coletiva de produto técnico informativo sobre doença de Chagas para a população. O texto inicial foi elaborado pelo GT Chagas, colocado no formato de card pelo designer da DIVEP. Regionais de saúde do estado trouxeram importantes contribuições. O guia foi validado pela presidente da Associação de Chagas da Bahia, a referência do PCDCh de Goiás e a professora orientadora do projeto de mestrado da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Resultados O Produto Técnico elaborado traz informações relevantes sobre a doença de Chagas, incluindo formas de transmissão, prevenção, suspeição, e orientações sobre que fazer no caso de o indivíduo encontrar um barbeiro em sua moradia. A produção foi colocada em formato de cards para facilitar sua divulgação por mídia social (Whatsapp®, Instagram®, Facebook® e outros) e, assim, atingir o público alvo. Além disso, o card foi publicado no portal da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
Análise Crítica O conhecimento sobre doença de Chagas permite a moradores de áreas endêmicas uma melhor compreensão de suas realidades. O guia prático orienta, com uma linguagem didática e de fácil acesso, sobre o que fazer se suspeitar estar infectado, bem como que direção seguir, se já tem o diagnóstico da doença. O material destaca a importância do acompanhamento de portadoras da doença de Chagas, mesmo assintomáticos, para possibilitar o cuidado oportuno.
Conclusões e/ou Recomendações Materiais para educação em saúde podem ser uma importante ferramenta para promoção da saúde e prevenção da doença, poia através da informação, possibilitam empoderamento e autonomia dos indivíduos, bem como facilitam o diálogo entre profissionais de saúde e comunidade. Recomenda-se que esse produto técnico seja amplamente divulgado para a população baiana, que se encontra disponível em versão digital, no portal da Secretaria da Saúde do estado da Bahia.
|