Sessão Assíncrona


SA1.2 - SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE E VIGILÂNCIA (TODOS OS DIAS)

38692 - DEFINIÇÃO DE MANANCIAIS CRÍTICOS DO PONTO DE VISTA SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO E SEUS REFLEXOS NA POTABILIDADE DA ÁGUA.
GEYSE APARECIDA CARDOSO DOS SANTOS - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - SVC/CCD/SES-SP, LUÍS SÉRGIO OZÓRIO VALENTIM - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - SVC/CCD/SES-SP, DENISE PICCIRILLO BARBOSA DA VEIGA - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - SVC/CCD/SES-SP, ARNALDO MAURO ELMEC - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - SVC/CCD/SES-SP, RUBENS JOSÉ MARIO JUNIOR - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - SVC/CCD/SES-SP, MARIA INES ZANOLI SATO - COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - CETESB, MARIA TEREZA PEPE RAZZOLINI - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - FSP/USP, VLADIMIR TOMIATE - AGÊNCIA REGULADORA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO - ARSESP, VLADIMIR PINHARVEL DE LIMA - AGÊNCIA REGULADORA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO - ARSESP, LUIZ FERNANDO CARNESECA - DEPARTAMENTO DE ÁGUAS E ENERGIA ELÉTRICA - DAEE


Período de Realização
Em desenvolvimento desde 2021.

Objeto da experiência
Aprimorar, integrar e avaliar indicadores a fim de garantir qualidade e disponibilidade de água potável destinada ao consumo humano.

Objetivos
Realizar iniciativas públicas para controle, regulação e vigilância da quantidade, qualidade e potabilidade das águas de origem superficial ou subterrânea são essenciais para a proteção e promoção da saúde, bem como para um desenvolvimento social mais justo e economicamente sustentável.

Metodologia
Para avaliar os contextos de demanda, disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos oriundos de origem superficial, foi avaliado dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) do Ministério de Saúde no período de 2018 a 2021. Os parâmetros avaliados foram Escherichia coli, Cryptosporidium ssp e Giardia ssp, em água de captação superficial de mananciais do estado de São Paulo destinado ao abastecimento público.

Resultados
Foram avaliados 295 municípios cujo Sistema de abastecimento de água (SAA) é realizado por meio de captação superficial. Dos municípios que possuem dados de monitoramento (86/295) regular, 79% (68/86) apresentaram níveis críticos de contaminação por bactéria Escherichia coli. No que se refere a parâmetros parasitológicos, 28% (19/68) dos municípios apresentaram níveis críticos para Cryptosporidium ssp. e Giardia ssp. nos mananciais.

Análise Crítica
Os complexos cenários do uso e ocupação do território paulista demandam ações integradas dos órgãos públicos de Saúde, Meio Ambiente e de Saneamento, gestores da quantidade, qualidade e potabilidade das águas. Para tal a priorização dos mananciais com os piores indicadores de qualidade da água, requer diagnósticos das causas da contaminação, condições e eficiência no tratamento e as condições de saúde da população, para proposição de recomendações.

Conclusões e/ou Recomendações
O trabalho ainda se encontra em desenvolvimento. A análise preliminar dos mananciais definidos como de maior interesse sanitário e ambiental, resultaram em propostas de ações a serem adotadas para melhoria na qualidade da água tratada e redução de riscos à saúde humana. No presente um plano de trabalho está caracterizando os mananciais críticos, as condições do SAA e perfil epidemiológico da população consumidora que faz uso desses mananciais.