SA1.2 - SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE E VIGILÂNCIA (TODOS OS DIAS)
|
38506 - A PROMOÇÃO DO SANEAMENTO ECOLÓGICO NA PRÁTICA DE MOVIMENTOS SOCIAIS EM BUSCA DO BEM VIVER FLÁVIA SANTANA LIMA - UNB, AMANDDA CAROLLINE CAVALCANTE - UNB, TATIANA OLIVEIRA NOVAIS - FIOCRUZ BRASÍLIA
Apresentação/Introdução O Bem Viver é uma filosofia de vida baseada na cultura dos povos ameríndios, que propõe uma coexistência em equilíbrio e harmonia com o planeta. Em sua práxis, o saneamento ecológico pode ser usado como ferramenta na promoção de ambientes mais saudáveis. Em uma área indígena do Distrito Federal, em 2018, aconteceu o mutirão do Bem Viver, que tinha como objetivo a ocupação e melhoria do território.
Objetivos O objetivo deste trabalho é descrever algumas práticas de saneamento ecológico utilizadas pelos movimentos sociais e compreender como o saneamento ecológico pode contribuir na construção do Bem Viver.
Metodologia Foi adotada a observação participante durante o Mutirão do Bem Viver, que ocorreu nos meses de dezembro de 2018 e janeiro de 2019 em um território indígena no Distrito Federal, que teve participação de indígenas e voluntários de movimentos sociais. Foram analisados os seguintes aspectos: abastecimento, coleta e tratamento de resíduos, participação social e educação ambiental. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alguns participantes, que seguiram um roteiro que abordava sobre as percepções e práticas de Bem Viver e saneamento durante o mutirão. Este trabalho foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Fiocruz Brasília sob o parecer número 3.486.242.
Resultados Os voluntários se organizaram em grupos de trabalho e dentre eles havia o de resíduos sólidos, que adotou uma Política de Lixo Zero e os 7 Rs da sustentabilidade, buscando superar o tratamento linear dos resíduos transformando-os em recursos para novas práticas, aproximando-se dos ciclos naturais. Materiais já disponíveis no território, como bambus, foram utilizados na bioconstrução de uma ponte, um suporte para a caixa d’água, ocas e tubulação. Foi feito um banheiro seco e um minhocário campeiro para o tratamento de resíduos orgânicos. Evitou-se o consumo de alimentos de origem animal e foi adotado um sistema de três bacias para a lavagem de louças, a fim de diminuir o consumo de água.
Conclusões/Considerações É perceptível como o saneamento ecológico é uma ferramenta essencial para a busca do Bem Viver, pois valoriza as potencialidades do território e necessita do engajamento comunitário para efetivação da tecnologia. Para a prática do saneamento ecológico, assim como na busca do Bem Viver, é necessária uma observação crítica das práticas de consumo, formas de subsistência e maior consciência dos reais impactos da nossa forma de vida no meio ambiente.
|