Sessão Assíncrona


SA1.2 - SANEAMENTO, MEIO AMBIENTE E VIGILÂNCIA (TODOS OS DIAS)

38495 - BRINCAR PARA ELIMINAR:INTEGRAÇÃO VIG. AMBIENTAL E ATENÇÃO BÁSICA NA PREVENÇÃO DA MALÁRIA NAS ESCOLAS
TIAGO JOSÉ DE SOUZA - CGVZ/FIOTEC/SVS/MS


Período de Realização
fevereiro de 2021- maio de 2022

Objeto da experiência
Promover integração entre Vig. Ambiental e atenção, afim de produzir de maneira lúdica materiais e ações educativas para prevenção da malária

Objetivos
• Elaboração conjunta de material didático que se adeque a realidade territorial onde a escola está inserida;
• Inserir elementos lúdicos nas ações educativas de prevenção a malária nas escolas;
• Tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso e dinâmico;

Metodologia
• Levantamento de dados (PENSE, SIVEP-Malária, CENSO Escolar)
• Seleção das escolas e localidades a serem trabalhadas
• Criação de um fluxo para integração da AB com a Vig.Ambiental por meio do PSE
• Oficinas com técnicos da Sec. De educação e saúde sobre práticas pedagógicas na abordagem da temática de malária
• Oficina de elaboração de materiais didáticos, jogos e brincadeiras
• Apresentação de execução da portaria N° 3.775 de 24/12/2019


Resultados
• Criação do fluxo de trabalho entre a vigilância ambiental e o PSE;
• Inserção da temática de malária nas discussões da semana pedagógica e PPP das escolas do município;
• Maior adesão por parte das crianças e comunidade nas atividades educativas;
• Aquisição por parte do município de material educativo para trabalhar o tema nas escolas;
• Redução de 29% dos casos na faixa etária atendida pelo projeto, o que contabilizou 45 casos a menos em comparação com o ano anterior


Análise Crítica
A experiência BRINCAR PARA ELIMINAR traz em sua essência, a quebra de barreiras de comunicação com o público infantil, buscando de forma equânime tornar as questões pertinentes a prevenção e combate a malária mais acessíveis e fluidas metodologicamente. A informação tem que ser audível ao receptor, e como veículo estamos usando a educação popular em saúde e as práticas pedagógicas.

Conclusões e/ou Recomendações
Em suma, nossa maior missão é fazer com que as crianças aprendam brincando, pois, essas atividades chegam a ser o cumprimento de uma necessidade básica da criança, assegurada na Declaração Universal dos Direitos da Criança que em seu artigo 7º, está descrito: “Toda criança terá direito a brincar e se divertir, cabendo a sociedade e as autoridades públicas garantir a ela o exercício pleno desses direitos”.