Sessão Assíncrona


SA1.1 - SAÚDE E AMBIENTE: AGENTES, PROCESSOS, RESISTÊNCIAS E INSURGÊNCIAS (TODOS OS DIAS)

44472 - CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIOS LIVRES: MULHERES E SEUS QUINTAIS PRODUTIVOS NO COMBATE AO USO DE AGROTÓXICOS E REFERÊNCIA DA AGROECOLOGIA.
FERNANDA SAVICKI DE ALMEIDA - FIOCRUZ MATO GROSSO DO SUL / CEARÁ E ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGROECOLOGIA, MARINA APARECIDA TAUIL BERNARDO - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGROECOLOGIA, MARINA MURTA - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGROECOLOGIA


Período de Realização
Início em julho de 2021, previsto até agosto de 2022. Espera-se continuidade nas ações e no financiamento.


Objeto da experiência
Quintais agroecológicos protagonizados por mulheres do NE. São 15 no sertão da Paraíba, 9 na zona da mata pernambucana e um coletivo em Paulista - PE

Objetivos
Estudar os quintais produtivos das mulheres como territórios promotores de Saúde e Agroecologia e resistência aos agrotóxicos.
Diagnosticar impactos dos agrotóxicos na vida das mulheres,
Criar indicadores locais de análise dos quintais
Realizar formações;
Visibilizar os quintais das mulheres.


Metodologia
Métodos e abordagens analíticas participativas, feministas, antirracistas e decoloniais.
O campo foi realizado com visitas a todas as mulheres e seus quintais. Coleta de dados por diálogos semiestruturados e visitas guiadas em cada quintal.
Sistematização: História de vida e construção de indicadores locais complexos de avaliação dos quintais.
Realizamos seis formações coletivas com temas de interesse e fortalecemos feiras agroecológicas para comercialização e visibilidade de seus produtos.


Resultados
Os agrotóxicos são mais uma violência às mulheres. Socialmente, são responsáveis pela saúde da família, condicionada à exposição a esses biocidas. Além da contaminação dos recursos, cujo acesso e conservação também são realizados por elas.
No entanto, destacamos que são esses mesmos fatores que colocam as mulheres como protagonistas da Agroecologia, já que promovem sistemas agroalimentares antagônicos, em todas as dimensões, aos preconizados pelo Agronegócio.


Análise Crítica
Quintais das mulheres são territórios livres. Decisória sobre sua organização e manejo. Patrimonial, em condições de comercialização, mas mesmo sem comércio, trocas e doações são aspectos importantes da economia dessas mulheres. Modos de vida, pois são altamente biodiversos para todas as manifestações de vida, mas também são carregados de ancestralidade, conhecimento sobre os recursos, “experivivências”. Territórios de resiliência ambiental, social, cultural e política e promotores de Saúde.


Conclusões e/ou Recomendações
Promover, fortalecer quintais agroecológicos de mulheres é enfrentar a crise civilizatória atual - de ordem sanitária e ecológica, radicada nos sistemas agroalimentares hegemônicos de padronização produtiva, alimentar, cultural e de expropriação social e da Natureza. Quintais de mulheres são agro, bio e culturalmente diversos. Reconhecidos na comida, modos de vida, conhecimentos ancestrais e relações humanas mais justas e equânimes.