Sessão Assíncrona


SA1.1 - SAÚDE E AMBIENTE: AGENTES, PROCESSOS, RESISTÊNCIAS E INSURGÊNCIAS (TODOS OS DIAS)

43871 - ATENÇÃO DIFERENCIADA À MULHERES MARISQUEIRAS: EXPERIÊNCIA DE INTERLOCUÇÃO DO MOVIMENTO POPULAR COM UMA COMUNIDADE DE PESCADORAS ARTESANAIS NA PARAÍBA
SARAH BARBOSA SEGALLA - UFPB, FABIANO TONACO BORGES - UFF/UFMT, LUCAS LOBO ALCANTARA NEVES - UFPB, SAMARA MELO SOUZA DE QUEIROZ - PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA


Período de Realização
As atividades começaram a ser construídas em maio de 2022 e seguem sem previsão de interrupção

Objeto da experiência
Saúde do Trabalhador voltada para o trabalho de marisqueiras em Acaú-PB

Objetivos
- Apoiar o movimento popular de marisqueiras na conquista por direitos;
- Contribuir na interlocução com o Estado para a promoção de atenção diferenciada às pescadoras;
- Formação de Agentes Populares de Saúde.

Metodologia
Reuniões periódicas entre a Associação de Mulheres Marisqueiras de Acaú-PB (AMA) com médicas e médicos da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares; Interlocução com CEREST, Prefeitura e outros movimentos populares, com objetivo de apoiá-las na conquista por direitos.

Resultados
Até o momento, já consolidamos articulação com o CEREST para capacitar as equipes de saúde que assistem a comunidade, o que não era possível devido à resistência da prefeitura do município em fazer valer o direitos da comunidade pescadora. Além disso, iniciamos o levantamento de referências comunitárias para iniciarmos o processo de formação de agentes populares de saúde da própria comunidade no próximo mês.

Análise Crítica
O diálogo entre o movimento das marisqueiras com a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares tem permitido a construção de alianças entre movimentos populares, com a universidade e a rede de saúde, de forma a fortalecer a luta pela garantia de direitos. É necessário continuar o desenvolvimento das atividade e do estabelecimento de vínculo para que observemos os frutos concretos dessa parceria. Acreditamos que até a data do Congresso teremos mais a contar deste processo.

Conclusões e/ou Recomendações
Esta experiência surgiu de um coletivo de médicas e médicos que já vinha desenvolvendo a formação de agentes populares de saúde junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e é uma tentativa de expandir essa estratégia de promoção de saúde e defesa de direitos para outras organizações comunitárias.