Sessão Assíncrona


SA1.1 - SAÚDE E AMBIENTE: AGENTES, PROCESSOS, RESISTÊNCIAS E INSURGÊNCIAS (TODOS OS DIAS)

43643 - A EXPERIÊNCIA DE UMA HORTA COMUNITÁRIA NA ATENÇÃO BÁSICA COMO ESTRATÉGIA DE CUIDADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
LORENA SILVA MARQUES - RMSFC, HOSANA SILMARA ELEUTÉRIO SILVA - RMSFC, MARIANA CARDOSO DE ARAÚJO - RMSFC, HANNAH SHIVA LUDGERO FARIAS - ENSP, LUCIANA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA - UFPB


Período de Realização
Trata-se de uma experiência que tem seu início em abril de 2022 e que está vigente até o presente momento.


Objeto da experiência
A construção de uma horta comunitária na Atenção Primária à Saúde como estratégia de cuidado que se orienta na perspectiva da clínica ampliada.

Objetivos
Esse relato de experiência tem como objetivo ampliar os espaços de produção de cuidado entre profissionais da APS e seus usuários (as) através de estratégias pautadas pela Educação popular em Saúde.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência da construção de uma horta comunitária realizada por profissionais da “Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade” em conjunto com ACSs e moradores do território em uma Unidade de Saúde da Família no município de João Pessoa/PB. O grupo acontece nas quartas-feiras pela manhã e é aberto a toda população. Em cada encontro há o compartilhamento de experiências, sendo finalizado por um momento de partilha através de um café da manhã coletivo.

Resultados
A horta comunitária tem contribuído significativamente no fortalecimento do vínculo entre os atores envolvidos, além de estar desenvolvendo novas habilidades para os profissionais da saúde através do compartilhamento de saberes. A experiência possibilita o reconhecimento do território e a articulação de processos de cuidado ampliados com o fortalecimento da autonomia de usuários(as), à medida em que o processo de cuidado é conduzido por/para todos os que se fazem presentes.

Análise Crítica
Percebe-se como a horta comunitária tem auxiliado na construção de um cuidado em saúde menos verticalizado, a partir da compreensão das diversas experiências possíveis que surgem em um mesmo território. O fato do grupo pautar-se pela perspectiva da Educação Popular em Saúde possibilita a ampliação de diálogos, estratégias e vinculação a partir da realidade local da população, potencializando assim os processos de cuidado construídos cotidianamente no território.

Conclusões e/ou Recomendações
A partir do exposto nota-se a potencialidade da horta comunitária no processo de trabalho desempenhado na USF, possibilitando o fortalecimento das relações interpessoais construídas através de práticas horizontais e que abrem leques para outras formas de se compreender a produção de saúde. Nesse sentido, a experiência permite refletir sobre a importância de valorizar os aspectos que compõe o território, suas especificidades e o conhecimento popular.