Sessão Assíncrona


SA1.1 - SAÚDE E AMBIENTE: AGENTES, PROCESSOS, RESISTÊNCIAS E INSURGÊNCIAS (TODOS OS DIAS)

42256 - QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA: ABORDAGEM MUSICAL DESCONTRAÍDA NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)
MARIA VICTORIA DA SILVA BASTOS - ENSP/ FIOCRUZ, LUZIENE SIMOES BENCHIMOL - ENSP/ FIOCRUZ, LUCIANA GOMES COTRIM - ENSP/ FIOCRUZ, KELLY ALESSANDRA SEGABINAZZI - ENSP/ FIOCRUZ, LAURA DE ARAUJO COUTO - ENSP/ FIOCRUZ, SUZANE CHAGAS MESQUITA - ENSP/ FIOCRUZ


Período de Realização
Atividade de PSE realizada durante o mês de maio de 2022.

Objeto da experiência
Crianças de turmas do ensino fundamental de uma escola municipal situada na zona norte do Rio de Janeiro.

Objetivos
Promover aprendizado sobre sintomas e métodos de prevenção à dengue utilizando coreografias presentes no cotidiano das crianças e criando paródias de músicas populares em redes sociais como tik tok e instagram. Estabelecer vínculo das residentes com as turmas, contribuindo com novas práticas no PSE.

Metodologia
Conversa com alunos sobre a dengue e apresentação das músicas criadas pela residência multiprofissional e Técnica de Saúde Bucal. As paródias abordaram meios de prevenção à dengue, como evitar água parada e o descarte inadequado do lixo. Foram abordados alguns sintomas da doença como febre, prostração e cefaléia. Além disso, foram discutidas também questões sócio-ambientais que se relacionam com a propagação da doença, como falta da coleta de lixo e de saneamento básico na comunidade.

Resultados
A estratégia utilizada possibilitou a identificação imediata das crianças com as músicas e alta adesão à atividade. A proposta das paródias também resultou na rápida memorização dos conceitos apresentados e a conscientização, de forma lúdica, da importância da prevenção desta arbovirose. Além disso, a partir do vínculo iniciado, foi possível ouvir as impressões que as crianças têm sobre o assunto, as repercussões que percebem em sua própria comunidade e sua visão sobre o que poderia ser feito.

Análise Crítica
O PSE é uma estratégia intersetorial que estabelece a relação entre a saúde e a educação. Nesse sentido, um dos desafios dessa relação consiste na transmissão de termos e conceitos técnicos da área da saúde de forma a se tornarem mais compreensíveis e interessantes para o público alvo. Na ação realizada, o uso das paródias das músicas “Joga de ladinho” e “Malvadão 3”, ambas amplamente difundidas entre as crianças, foi uma estratégia eficaz para aproximação, memorização e aprendizado.

Conclusões e/ou Recomendações
As músicas e danças atualmente têm grande destaque nas mídias sociais e são parte indissociável do cotidiano da maioria das crianças. A partir disso, o setor saúde pode se apropriar dessa ferramenta a fim de atingir o máximo de crianças proporcionando o aprendizado de temas importantes para a saúde individual, ambiental e coletiva.