Sessão Assíncrona


SA1.1 - SAÚDE E AMBIENTE: AGENTES, PROCESSOS, RESISTÊNCIAS E INSURGÊNCIAS (TODOS OS DIAS)

42104 - MENINAS NA CIÊNCIA: DESPERTAR PARA UMA CIÊNCIA DESCOLONIZADA E INCLUSIVA
LUCIANA PEREIRA LINDENMEYER - FIOCRUZ, VANIRA MATOS PESSOA - FIOCRUZ


Período de Realização
A ação vem sendo realizada anualmente, e esta em seu segundo ano em 2022.

Objeto da experiência
Despertar interesse de meninas de diversas faixas etárias para a ciência em suas diferentes formas

Objetivos
Demonstrar as várias perspectivas do fazer científico para estudantes do Ceará e Piaui, contribuir para a equidade de gênero na ciencia e também propiciar integração entre as estudantes do Ceará e Piaui através do intercâmbio presencial a ser realizado no encerramento do projeto.

Metodologia
Trata-se de projeto em andamento de parceria entre a Fiocruz Ceara e Fiocruz Piaui, com objetivo de aumentar o numero de meninas interessadas na vida cientifica e ampliar a visão de estudantes sobre a ciência e suas possibilidades. A ação foi aberta com palestra de Leticia Nascimento e deverá ser concluída com uma programação de dois dias envolvendo vivencias locais no Ceará, com foco na integração e no aprendizado descolonizado sobre fazer científico

Resultados
Sendo já nossa segunda experiencia de estímulo para as meninas conhecerem as diversas formas de fazer ciência, vemos um interesse maior de estudantes no projeto. Como nesse ano abrimos para escolas de todo o Ceará, tivemos uma procura de quase 80 estudantes de diversas cidades, concluímos selecionando 22 afilhadas para serem acompanhadas por suas madrinhas pesquisadoras. O projeto vai ser resumido num minidocumentário registrando toda a experiencia

Análise Crítica
A busca pela equidade de gênero e raça vem sendo ampliada nas instituições que reconhecem que os diversos espaços, acadêmicos, científicos, de decisão, precisam refletir a diversidade existente no país. Possibilitar o ingresso de meninas, negras, pessoas trans, pessoas com deficiência é uma questão urgente e a iniciativa Mais meninas e mulheres na ciência vem contribuindo para essa diversidade e discutindo de forma interseccional a inclusão de mulheres nos espaços

Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se que a realização de projetos voltados para esse diálogo entre as instituições de pesquisa e ensino e as estudantes precisam se intensificar e ampliar para que alcancemos não só o dia a dia mais equânime em nossas instituições, mas de forma mais estratégica o Objetivo de Desenvolvimento sustentável 5, da Agenda ONU 2030. Recomendamos a ampliação do projeto para outras possibilidades e com financiamentos para aumento das atividades