SA1.1 - SAÚDE E AMBIENTE: AGENTES, PROCESSOS, RESISTÊNCIAS E INSURGÊNCIAS (TODOS OS DIAS)
|
41995 - VIGILÂNCIA POPULAR DA SAÚDE, AMBIENTE E TRABALHO (VPSAT): COMUNIDADES, SUS E PESQUISADORES NA DEFESA DA VIDA DE POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS POR MEIO DE UM PARTICIPATÓRIO FERNANDO FERREIRA CARNEIRO - FIOCRUZ CEARÁ E GT DE SAÚDE E AMBIENTE ABRASCO - FERNANDO.CARNEIRO@FIOCRUZ.BR, ANA CLÁUDIA DE ARAÚJO TEIXEIRA - FIOCRUZ CEARÁ - E-MAIL: ANACLAUDIAAT@GMAIL.COM, LUIZ RONS CAÚLA DA SILVA - FIOCRUZ CEARÁ E-MAIL: LUIZRONSCS@GMAIL.COM, FLORA VIANA ELISEU DA SILVA - FIOCRUZ CEARÁ E-MAIL; FLORA.VIANA@FIOCRUZ.BR, SAULO DA SILVA DIÓGENES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC E DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB. E-MAIL: SAULO.DIOGENES@UFC.BR, MICHELE NEVES MENESES - UFRGS E ANEPS RS - E-MAIL:MICHELEMENESES22@GMAIL.COM, VERA DANTAS - GT DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E ANEPS CEARÁ, ALEXANDRE PESSOA DIAS - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. ALEXANDRE.PESSOA@FIOCRUZ.BR, ELINE MARA TAVARES MACEDO. - - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DO CEARÁ - E-MAIL: ENFER-MARA@HOTMAIL.COM, REGINALDO ARAÚJO - MOVIMENTO - M21 - CEARÁ E-MAIL:ANYTACELMA@YAHOO.COM.BR
Apresentação/Introdução A VPSAT tem sido utilizada para nominar práticas de vigilância marcadas pelo o protagonismo de comunidades, organizações e movimentos sociais. O envolvimento de diferentes graus de atuação do Estado, da academia e dos trabalhadores em saúde pode potencializar essas experiências desde que realizadas de maneira horizontal e dialógica na perspectiva da ecologia dos saberes.
Objetivos Desenvolver a VPSAT com ênfase nas populações vulnerabilizadas por meio de um participatório que articule organizações comunitárias com os serviços públicos de saúde e instituições acadêmicas e de pesquisa no âmbito nacional.
Metodologia O primeiro passo foi criar um Participatório em Saúde e Ecologia de Saberes como grupo de pesquisa-ação. Como segundo e terceiros foram realizadas revisão integrativa acerca da VPSAT e identificadas experiências de VPSAT no Brasil, por meio de formulário eletrônico. O quarto e o quinto foram a seleção de dez experiências para acompanhamento mediante a realização de caravanas de reconhecimento dos territórios, vivências e oficinas com as comunidades, movimentos populares e trabalhadores do SUS, para elaboração de planos de ação. Como estratégia de disseminação do que está sendo construído, foi realizado um curso, produzidos vídeos sobre as experiências e um Guia Nacional de VPSAT.
Resultados O projeto elaborou um conceito de VPSAT destacando os atores implicados, métodos, atributos e pressupostos. Os resultados apontam para questões sensíveis associadas aos processos de lutas socioambientais por melhores condições de vida num contexto de ausência de políticas públicas ou de ações deletérias do Estado neoliberal e do setor produtivo frente às populações vulnerabilizadas. A VPSAT se baseia no protagonismo popular; no uso de métodos participativos e simplificados de produção e comunicação de dados; e na produção de conhecimentos compartilhados de forma autônoma e que pode ser potencializada para a garantia de direitos por Justiça Ambiental, se articulados ao SUS e à academia.
Conclusões/Considerações Esta pesquisa tem contribuído para uma melhor compreensão do papel e do alcance da VPSAT no sentido de potencializar e tornar mais efetiva a Vigilância em Saúde, na medida em que são produzidas informações mais sensíveis e contextualizadas, as quais poderão favorecer e ampliar o diálogo com populações organizadas e mobilizadas para a luta por sua saúde. Um dos principais produtos desse projeto para fortalecer o SUS é o Guia de VPSAT.
|