Sessão Assíncrona


SA1.1 - SAÚDE E AMBIENTE: AGENTES, PROCESSOS, RESISTÊNCIAS E INSURGÊNCIAS (TODOS OS DIAS)

41651 - PERSPECTIVAS E CAMINHOS PARA A CIENCIA - PARCERIA PARA DESPERTAR O INTERESSE DE ADOLESCENTES
LUCIANA PEREIRA LINDENMEYER - FIOCRUZ E UFC, LUCIANA SILVERIO ALLELUIA HIGINO DA SILVA - FIOCRUZ E UFF, JANAINA DE OLIVEIRA DA SILVA - FIOCRUZ


Período de Realização
Atividade teve inicio em maio de 2022 e deve se estender por 2022, sendo a ultima do modulo da saúde

Objeto da experiência
Interação entre uma instituição de ensino e pesquisa em saúde e adolescentes em situação de vulnerabilidade socio-economica na cidade de Eusebio, Ceará

Objetivos
A fragilidade da dimensão política e social das instituições de pesquisa e tecnologia, por vezes, colabora para um distanciamento entre elas e comunidades vizinhas. Nesta perspectiva, o trabalho foca em ações educativas na Fiocruz Ceara com adolescentes assistidos pela Escola de Promoção da Vida.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência descritivo qualitativo como parte integrante da formação do modulo da saúde, com a participação de adolescentes entre 12 e 15 anos assistidos por ONG em parceria com a Secretaria de Educação de Eusébio. Na ocasião foram três momentos: 01. Visita guiada às áreas da Fiocruz Ceará; 02. Roda de Conversa sobre temas diversos como racismo com vídeo temático e debate; 03. Atividade manual sobre o tema racismo pelas equipes e apresentação dos materiais em grupos

Resultados
Na oportunidade, alguns dos participantes adolescentes relataram experiências pessoais sobre o racismo e desigualdade. Por fim, tivemos apresentação em grupo sobre a discussão anterior, que possibilitou uma maior interação entre os adolescentes. Identificamos que o tema é pouco explorado na escola. As dinâmicas, interatividades e os recursos artísticos como música, atuação e confecção dos cartazes foram ferramentas relevantes para o acolhimento desses adolescentes

Análise Crítica
A atividade tem potencial de despertar nos jovens a possibilidade de escolhas, do entendimento de que sua situação se encaixa como consequencia da extrema desigualdade do pais. Analisamos que uma interação mais frequente e com outras ações ao longo de sua formação seriam importantes para um trabalho mais estruturado. Importante pensar de forma intersetorializada com ações culturais, de esporte, lazer, viabilizando momentos de encantamento para uma vida que se concretize na sociabilidade

Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se que a oferta de ações dessa natureza gera possibilidades de discussões didáticas, leves e emancipatórias. Ações regulares como essas colaboram para reflexões e aprendizados mútuos. A dimensão política e social das instituições públicas devem oferecer caminhos para um bem viver coletivo, com a expectativa de “romper os muros” para compreender a importância da construção de ações integradas de inclusão social