SA1.1 - SAÚDE E AMBIENTE: AGENTES, PROCESSOS, RESISTÊNCIAS E INSURGÊNCIAS (TODOS OS DIAS)
|
40989 - SIMULTANEIDADE DE COMPORTAMENTOS DE RISCOS À SAÚDE EM ADOLESCENTES BRASILEIROS DE ACORDO COM A RAÇA/COR DA PELE KATARINA MÁRCIA RODRIGUES DOS SANTOS - UFRN, ARTHUR DE ALMEIDA MEDEIROS - UFMS, ISABELLE RIBEIRO BARBOSA - UFRN
Apresentação/Introdução Comportamentos de risco fomentados na adolescência apresentam tendência de permanecer na fase adulta, principalmente a simultaneidade destes fatores. Estar submetido simultaneamente a uma variedade de fatores de risco está associado a maior probabilidade de morbimortalidade quando comparados com um ou nenhum comportamento de risco.
Objetivos analisar a simultaneidade de comportamentos de riscos à saúde de adolescentes brasileiros de acordo com a raça ou cor da pele.
Metodologia estudo transversal com dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (2015). Foi analisada a simultaneidade dos comportamentos de risco (atividade física insuficiente, consumo insuficiente de frutas, legumes e vegetais, consumo de álcool e cigarro) por diferenças de raça/cor da pele. Procedeu-se ao cálculo da razão de prevalências (RP) bruta e ajustadas, com respectivos intervalos de confiança de 95% e nível de significância, pela Regressão de Poisson, em uma análise ajustada por sexo, idade e escolaridade da mãe.
Resultados A prevalência da simultaneidade dos quatro comportamentos de risco entre adolescentes foi de 1,43% (IC95% 1,29-1,58) e a simultaneidade mais frequente foi a atividade física insuficiente e o consumo insuficiente de frutas, legumes e vegetais (25,11% IC95% 24,64-25,58). A prevalência da simultaneidade dos quatro comportamentos foi maior entre os indígenas (RP 1,77; IC95% 1,00-3,13) e a combinação entre inatividade física, uso de álcool e cigarro foi significativo entre os pardos (RP 2,11; IC95% 1,05-4,24).
Conclusões/Considerações a simultaneidade comportamentos de risco pode ser reflexo da estrutura social injusta do Brasil, e esse quadro poderá impactar nas condições de saúde nos ciclos de vida dessas populações.
|