SA1.1 - SAÚDE E AMBIENTE: AGENTES, PROCESSOS, RESISTÊNCIAS E INSURGÊNCIAS (TODOS OS DIAS)
|
39105 - FOMENTO AO DIÁLOGO E À CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO EM VSA: DUAS DÉCADAS DOS SEMINÁRIOS PAULISTA “SEGURANÇA QUÍMICA/ÁREAS CONTAMINADAS E SAÚDE LUÍS SÉRGIO O. VALENTIM - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP, CRISTIANE MARIA TRANQUILLINI REZENDE - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP, VITAL RIBEIRO - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP, DENISE PICCIRILLO BARBOSA DA VEIGA - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP, GEYSE APARECIDA CARDOSO DOS SANTOS - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP, ARNALDO ELMEC - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP
Período de Realização De novembro de 2002 – em andamento
Objeto da experiência O propósito maior do ciclo é “situar no mundo” as vigilâncias de São Paulo no que diz respeito às questões ambientais e suas interfaces com a saúde coletiva.
Objetivos Fomentar o debate na sociedade acerca das relações entre meio ambiente e saúde; propagar práticas e experiências de gestão inovadoras; fortalecer a integralidade das ações com outras áreas da saúde e outros setores.
Metodologia O Ciclo ocorre anualmente e compreende os seminários Segurança Química/Áreas Contaminadas e Saúde (SAC), Hospitais Saudáveis (SHS) e Água e Saúde (SAS), e buscam contemplar os principais desafios referente à vigilância em saúde ambiental bem como os avanços e inovações nas ações de controle dos riscos e agravos associados à exposição ambiental.
Resultados O Ciclo ocorre anualmente e compreende os seminários SAC, SHS e SAS, que em 2021 concluíram, respectivamente, suas 20ª, 14ª e 11ª edições. Nesses 20 anos, um representativo conjunto de profissionais do país e do exterior participou dos seminários. Em duas décadas, 503 técnicos, gestores, pesquisadores e muitos outras personalidades marcaram presença, palestrando, coordenando painéis e debatendo um elenco expressivo de assuntos de interesse público.
Análise Crítica Em duas décadas de eventos foi construído um rico histórico de parcerias com diferentes instituições nos temas tratados, importante acervo de conhecimento com a disponibilização dos conteúdos sobre os problemas ambientais e de saúde que se manifestam no Brasil e no mundo. Durante a pandemia da Covid-19 os seminários foram adaptados ao formato online com o desafio de se manter como uma instância de difusão do conhecimento em saúde.
Conclusões e/ou Recomendações O ciclo de seminários é um espaço importante para o debate aberto e coletivo entre instituições públicas, empresas e sociedade.
|