Sessão Assíncrona


SA1.1 - SAÚDE E AMBIENTE: AGENTES, PROCESSOS, RESISTÊNCIAS E INSURGÊNCIAS (TODOS OS DIAS)

38820 - PRIORIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS PAULISTAS PARA A VIGILÂNCIA EM SAÚDE DAS POPULAÇÕES EXPOSTAS À AGROTÓXICOS - VSPEA
DENISE PICCIRILLO BARBOSA DA VEIGA - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP, CRISTIANE MARIA TRANQUILLINI REZENDE - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP, FARIDA CONCEIÇÃO PEREIRA - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP, RUBENS MARIO JUNIOR - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP, MARCIA TIVERON DE SOUZA - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP, LUANA GIMENEZ LOPES - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP, IRACEMA DE ALBUQUERQUE KIMURA - INSTITUTO ADOLFO LUTZ SES/SP, VIVIANE NAKANO - INSTITUTO ADOLFO LUTZ SES/SP, JANETE ALABURDA - INSTITUTO ADOLFO LUTZ SES/SP, ELIANE GANDOLFI - CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SES/SP


Período de Realização
Abril de 2021 – em andamento

Objeto da experiência
Priorização dos municípios paulistas para a implementação da Vigilância das Populações Expostas à Agrotóxicos

Objetivos
Definir critérios de priorização
Seleção de municípios prioritários
Apoiar a implementação da VSPEA nos municípios prioritários ofertando análises de água e alimentos e oficinas para a elaboração dos planos municipais.


Metodologia
Levantamento das características do território paulista e avaliação de cenários de risco de exposição à agrotóxicos a partir de dados disponíveis referente à cultura plantada, pulverização aérea, resíduos de agrotóxicos em água para consumo humano e alimentos e intoxicações exógenas. Listagem inicial de 418 (65%) municípios e definição de critérios para priorização considerando maior área plantada, volume aplicado e histórico de resíduos monitorados.

Resultados
Priorizados 50 municípios para VSPEA, processo apresentado e debatido com GVE e GVS; COSEMS; GTVS e referidos municípios. Vigilância comprou e distribuiu kits de coleta de água para as análises de agrotóxicos e definiu com IAL cronograma das coletas incluindo alimentos. Distribuídos material sobre Capina Química e atuação dos agentes comunitários de saúde. Realizada capacitação online da ficha do Sinan, planejamento de oficinas previstas para apoio na elaboração dos planos municipais.


Análise Crítica
O estado consome cerca de 80 mil ton anuais, no Sinan 481 municípios foram local de exposição de 4.523 intoxicação não-intencionais por agrotóxicos de 2015-2020. A priorização da VSPEA foi um desafio devido à ausência de dados de uso e os diferentes riscos envolvidos, priorizou os com predominância da agroindústria. As atividades visam salientar a importância dessa exposição e os desafios no seu controle e redução, e como alinhar ações das vigilâncias sanitárias; ambientais e epidemiológicas.

Conclusões e/ou Recomendações
A implementação da VSPEA nos municípios prioritários está em andamento. O desenvolvimento integrado entre as áreas de vigilância contribui para ampliação das ações.
A partir da divulgação dessa proposta outros municípios não-prioritários demonstraram interesse em estruturar as ações da VSPEA, espera-se ampliar o modelo para demais municípios do estado.