SA1.1 - SAÚDE E AMBIENTE: AGENTES, PROCESSOS, RESISTÊNCIAS E INSURGÊNCIAS (TODOS OS DIAS)
|
38363 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE SAÚDE E POVOS INDÍGENAS BRASILEIROS: UM PANORAMA A PARTIR DE 1988 EM PERIÓDICOS DA ÁREA DA SAÚDE ÉRICA SOARES DE OLIVEIRA - UFOP, RODRIGO PASTOR ALVES PEREIRA - UFOP
Apresentação/Introdução Este artigo busca identificar e categorizar a produção científica de periódicos da área da saúde sobre saúde dos Povos Indígenas Brasileiros a partir do ano de 1988. Tal recorte parte da constatação da iniquidade em saúde ofertada para essa população, que deve contemplar os princípios do SUS alinhados a um cuidado intercultural.
Objetivos O objetivo do presente trabalho é realizar uma revisão de escopo sobre o tema Saúde Indígena a fim de identificar e categorizar os principais temas publicados em periódicos científicos da área de saúde a partir de 1988.
Metodologia Foi realizada uma revisão de escopo a partir de Descritores em Ciências da Saúde relacionados à saúde indígena nas bases de dados Lilacs e Scielo.
Resultados Identificados 918 artigos, desses 244 para análise. Categorizados em: 125, Descritivos; 67, Cultura, Saúde e Sociedade; 52, Políticas Públicas. Maior parte dos artigos foram realizados em etnias da região Norte. A primeira publicação ocorreu em 1994; com crescimento a partir de 2001, com destaque o ano 2020. Verificou-se um aumento da produção científica temporariamente relacionada à instalação de políticas públicas especificas, principalmente da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Nota-se 71% da produção científica na área de saúde indígena desse trabalho possui a concepção biomédica com hegemonia colonizadora do pensamento.
Conclusões/Considerações Mesmos com os avanços a partir da Constituição Cidadã, ainda há muito prosperar na garantia de Saúde Indígena. Aponta-se algumas formas para esse fortalecimento: aumentar o financiamento e estruturação da PNASPI, inserção do cidadão indígena dentro da academia, fortalecimento do controle social, capacitação dos profissionais de saúde para essa atuação, incentivo a contração de profissionais interdisciplinares além de grupo de estudos.
|