SA2.3 - DESAFIOS ORGANIZACIONAIS E DAS REDES PARA O SUS (TODOS OS DIAS)
|
43766 - AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PRÉ-NATAL PARA PROMOVER A SAÚDE SEXUAL DA MULHER E SUA PARCERIA. ALISSON SALATIEK FERREIRA DE FREITAS - UECE, KATHERINE JERONIMO LIMA - UECE, MARIA APARECIDA DE LIMA - SMS-FORTALEZA, CLÁUDIA MARIA DA SILVA VIEIRA - UECE, SAIWORI DE JESUS SILVA BEZERRA DOS ANJOS - UECE, ANTÔNIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR - UECE, ISADORA ARAÚJO RODRIGUES - UNICHRISTUS
Período de Realização A vivência ocorreu em uma unidade básica de saúde durante o período de março de 2021 a maio de 2022
Objeto da experiência A mulher durante seu período gestacional é permeada de inseguranças que interferem na sua sexualidade e no seu relacionamento com sua parceria.
Objetivos Descrever ações desenvolvidas no pré-natal para promover a saúde sexual da gestante e sua parceria sexual.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência das consultas de pré-natal realizadas pelo enfermeiro, juntamente com as parcerias das gestantes. Durante os encontros, utilizando-se de tecnologias leves, foram desenvolvidas dinâmicas interativas e explicativas sobre ações que promovessem a saúde sexual da mulher, ao mesmo tempo, possam viabilizar relacionamento mais satisfatório com suas parcerias, A participação era voluntária mediante ao convite e a abordagem realizada durante a consulta.
Resultados Ações como técnica de massagem de conforto, posições para do ato sexual, práticas do sexo seguro e esclarecimentos sobre as alterações do corpo ocorridas durante a gestação, bem como exercícios de fortalecimento muscular pélvico foram desenvolvidas ao longo das consultas de rotina do pré-natal. As parcerias das gestantes participaram e colaboraram aplicando algumas técnicas e apoiando a gestante diante dos exercícios ensinados e assumindo os compromissos com práticas seguras do sexo.
Análise Crítica O reconhecimento das alterações fisiológicas do corpo gestacional trouxe para as mulheres momentos de aceitação e segurança. Esse reconhecimento lhe transforma em protagonista do seu autocuidado, mantendo a promoção da saúde da mulher em seu estado gestacional. Quanto à interação com suas parcerias, o respeito, o apoio e o acolhimento foram contemplados e fortalecidos na sua relação conjugal. Esses aspectos promovem a compreensão sobre o ser gestante e o ser parceiro conjugal.
Conclusões e/ou Recomendações A promoção de ações por meio de tecnologias de cuidado na saúde sexual, pode ser um grande aliado para o fortalecimento da interação conjugal da gestante e seu parceiro íntimo. Ademais, fortalece o vínculo do casal, promovendo bem-estar e melhoras do estado emocional das gestantes, ao mesmo tempo, vida sexual saudável e ativa durante o período gestacional.
|