SA2.3 - DESAFIOS ORGANIZACIONAIS E DAS REDES PARA O SUS (TODOS OS DIAS)
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43590 - O USO DO TABLET COMO RECURSO TECNOLÓGICO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA FELIPE KUTZ VIEIRA - SMS - VNI, SOLANGE APARECIDA MAURO FIORESI - SMS - VNI, RAPHAEL SILVA FIORESE - FAVENI, MARIA ROZÁRIA DIAS ANDREÃO - FAVENI, RENATA MENDONÇA ALVES LÍVIO - FAVENI, LAUDINÉIA MENDES DE SOUZA - FAVENI, PAULA DIAS HOJ - FAVENI, SILVANDIÊNIKA THAÍS SILVA LIMA - FAVENI, GUSTAVO DE SOUZA PEREIRA - FAVENI, MIRELA DIAS GONÇALVES - FAVENI
Período de Realização A experiência foi vivenciada do mês de Março de 2021 à Abril de 2022.
Objeto da experiência O uso de recurso tecnológico no processo de trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no município de Venda Nova do Imigrante – ES.
Objetivos Relatar a experiência da implantação do uso de tablets para Agentes Comunitários de Saúde como ferramenta tecnológica do processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família em Venda Nova do Imigrante ES.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência da vivência do ACS no uso do tablet nos registros da visita domicliar e informatização do processo de trabalho. Constituindo as seguintes etapas: apresentação da proposta de trabalho para equipe da ESF da nova ferramenta tecnológica; explicação sobre a coleta e registro das informações; transmissão de dados; treinamento prático e avaliação processual para adequações.
Resultados Observou otimização na coleta de dados durante as visitas domiciliares, fornecendo em tempo real a sincronização as informações de saúde da população a equipe, para os ACS foi um desafio devido dificuldades encontradas por alguns deles em relação ao manuseio do equipamento, porém ao longo do tempo foi perceptível o avanço desta tecnologia para o trabalho diário, onde proporcionou maior facilidade no cadastro do usuário, agilizando o seu atendimento na unidade de saúde do seu território.
Análise Crítica Pode-se considerar uma experiência inovadora em um município do interior do estado do Espirito Santo, destacando a relevância do serviço tecnológico na Saúde Pública, como forma de melhoria na infraestrutura e otimização do acesso às informações do paciente em tempo real e também melhoria no sistema de informação. Fomentando melhores construções de planejamento de serviço em Saúde e alcançando indicadores mais precisos, possibilitando recrutamento de informações ao usuário e ao profissional ACS.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência vivenciada traz um olhar de evolução no serviço prestado a população e também uma qualificação do profissional em relação ao uso do tablet, tornando o serviço mais efetivo. È possível observar como facilitou a produção do serviço quanto ao lançamento, acompanhamento e levantamento de dados de forma concomitante. Por fim, deduzimos a magnitude de se utilizar tal ferramenta na prática diária.
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