SA2.3 - DESAFIOS ORGANIZACIONAIS E DAS REDES PARA O SUS (TODOS OS DIAS)
|
43101 - SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA DENGUE NO MUNICÍPIO DE SALVADOR-BA DE 2014 A 2021: RELATO DE EXPERIÊNCIA CAMILLA DE ALMEIDA SANTOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRUY. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR. DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE SALVADOR, ANA PAULA MEDEIROS PEREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR. DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE SALVADOR. INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, CRISTIANE WANDERLEY CARDOSO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR. DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE SALVADOR, ELLEN SANTIAGO SANTANA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR. DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE SALVADOR, JULIANA OLIVEIRA FIGUEIREDO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR. DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. CENTRO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE SALVADOR, MARCELO MÁRIO SANTOS MEDRADO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR. DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
Período de Realização A análise das notificações de dengue no município de Salvador foram realizadas no mês de maio de 2022.
Objeto da experiência Analise da situação epidemiológica da dengue no município de Salvador-BA de 2014 a 2021.
Objetivos Analisar os casos notificados de dengue no município de Salvador, através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) durante o estágio extracurricular de enfermagem no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Salvador (CIEVS SSA).
Metodologia Estudo realizado no CIEVS SSA. Os casos de dengue notificados no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN), foram analisados a partir dos critérios de raça/cor, sexo, faixa etária, evolução, classificação e local de maior incidência da doença. Foram construídos gráficos e tabelas a fim de demonstrar o contexto epidemiológico da doença.
Resultados Dos 49.540 casos notificados, 12.154 (24,5%) foram descartados, 28.793 (58%) inconclusivos, 8.190 (16,5%) confirmados e 403 (0,81%) ignorados/branco. O maior número de casos notificados foi 2020 com 12.052 (24,3%). A febre foi frequente em 21.014 casos (24,5%) seguida de mialgia 17.250 (20,1%). A maior frequência foi em mulheres 19.936 (53,7%), e a faixa etária de 20 a 34 anos 12.057 (32,52%). A raça/cor foi a variável com maior incompletude (25.014 casos; 67,4%).
Análise Crítica Observa-se uma elevada frequência de casos inconclusivos no sistema de informações. A maior frequência de casos ocorreu nos indivíduos de raça/cor preta/parda em idade reprodutiva acentuando a vulnerabilidade desse grupo. As mudanças da ficha de notificação ao longo do tempo não permitiram uma análise mais completa dos sinais e sintomas. Apesar da pandemia da COVID-19, o ano de 2020 foi o que registrou o maior número de notificações.
Conclusões e/ou Recomendações A análise do perfil da dengue em Salvador deve contribuir para o fortalecimento das ações de monitoramento e vigilância em saúde. Uma das ferramentas para essa contribuição são os sistemas de informações os quais devem ser capazes de garantir a obtenção e a transformação de dados em informação. Recomenda-se a qualificação dos dados nos sistemas para um melhor monitoramento das doenças e agravos de notificação compulsória como a dengue.
|