Sessão Assíncrona


SA2.2 - DESAFIOS NA FORMULAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DAS POLITICAS PUBLICAS (TODOS OS DIAS)

42926 - AÇÕES EDUCATIVAS COMO PARTE INTEGRANTE DA INSPEÇÃO SANITÁRIA EM SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS NO DISTRITO SANITÁRIO IV EM RECIFE.
CAROLINA BEATRIZ DA SILVA SOUZA - PREFEITURA DO RECIFE, JORGE LUIZ DA SILVA CAVALCANTI - PREFEITURA DO RECIFE, MARCIA CRISTINA SIQUEIRA CAMPOS SOARES - PREFEITURA DO RECIFE, PALOMA ROBERTA ALVES - PREFEITURA DO RECIFE, SUELY FERREIRA GOMES - PREFEITURA DO RECIFE


Período de Realização
Entre 02 de dezembro de 2021 a 27 de maio de 2022.

Objeto da experiência
Ações educativas nas inspeções sanitárias em serviços odontológicos no Distrito Sanitário IV Recife, entre dezembro de 2021 e maio de 2022.

Objetivos
Descrever as ações educativas como parte da inspeção sanitária em serviços odontológicos do Distrito Sanitário IV Recife, entre 02 de dezembro de 2021 e 27 de maio de 2022, abordando especialmente os aspectos sobre os processos de limpeza, desinfecção e esterilização de artigos odontológicos.

Metodologia
Uma busca ativa de clínicas e consultórios odontológicos para licenciamento sanitário foi realizada pela Vigilância Sanitária do Distrito IV Recife, entre 02 de dezembro de 2021 a 27 de maio de 2022. Durante a inspeção, foi feita ação educativa com orientação sobre limpeza, desinfecção e esterilização de artigos. Termos de notificação foram emitidos descrevendo as ações educativas, sendo algumas correções com prazo de 24 horas para execução. Os dados foram registrados em excel para relatórios.

Resultados
Foram realizadas 105 inspeções em 31 consultórios e 77 inspeções em 16 clínicas. As ações educativas foram: orientações quanto ao uso de detergente enzimático; elaboração de procedimentos operacionais padronizados; aplicação do monitoramento do processo de esterilização (indicadores químico e biológico); não-reprocessamento de produtos descartáveis como seringas e não-reaproveitamento de papel grau cirúrgico. Entre a inspeção e o retorno, o tempo médio de liberação da licença foi de 15 dias.

Análise Crítica
Durante o período observado, foi possível constatar que as ações educativas nas inspeções são importantes para o licenciamento, uma vez que as licenças foram emitidas com mais agilidade e houve aproximação entre o inspetor sanitário e o odontólogo responsável pelo serviço. Foi identificada também a necessidade de treinamento dos profissionais de odontologia quanto às normas de biossegurança, fato que chamou a atenção durante as inspeções que antes tinham apenas ação fiscalizatória.

Conclusões e/ou Recomendações
As ações educativas nesta experiência permitiram um trabalho efetivo e ágil no licenciamento e na conscientização sobre a importância da biossegurança e os riscos à saúde da população uma vez que era observado o desconhecimento pela maioria dos odontólogos sobre os processos de esterilização. Torna-se importante a sistematização destas ações junto à fiscalização com avaliação dos resultados e necessidade de implementação de educação permanente.