SA2.2 - DESAFIOS NA FORMULAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DAS POLITICAS PUBLICAS (TODOS OS DIAS)
|
38836 - OFICINA: CONSTRUÇÃO DO DESENHO DO TERRITÓRIO INDÍGENA – TIRECATINGA – MT MONALISA ROCHA DE CAMPOS CHAVES - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, APARECIDA FÁTIMA CAMILA REIS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, MARIANA ROSA SOARES - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, THYAGO MUNOZ DE FREITAS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, MARCIA LEOPOLDINA CORREA MONTANARI - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, HAYA DEL BEL - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, KHALA ANDERSON DE OLIVEIRA GOMES - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, SUSI ASTOLFO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO, KESLEY GABRIEL BEZERRA COUTINHO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Apresentação/Introdução O encontro com os representantes indígenas em Poconé/MT ocorreu entre os dias 21 a 23 de abril de 2022. O território é multiétnico e deve ser referido como Território de Tirecatinga, pois, é habitado pelas etnias Paresí, Manoki, Terena, Nambiquara, Rikbaktsa, Xingu e não indígenas. Apesar de o TI ser multiétnico prevalecem os costumes, cultura e práticas Nambikwara.
Objetivos Realizar uma pesquisa/formação sobre a percepção do conceito de território por meio de pintura em tecido junto a povos indígenas residentes no território Tirecatinga, Mato Grosso.
Metodologia Foi organizada numa dinâmica grupal eficiente onde os pesquisadores dividiram a coletividade em três grupos autônomos e interdependentes similares. Cada grupo ficou sob a responsabilidade de dois pesquisadores que trabalharam em conjunto durante os três dias de oficina. A formação dos grupos foi estabelecida a partir de sorteio, proporcionando a emergência de equipes distintas e diversificadas. O grupo 01 foi composto majoritariamente por mulheres de todas as faixas etárias, o grupo 02 foi formado por 10 integrantes, seis homens adultos, quatro mulheres jovens. No que concerne ao grupo 03, este também foi estabelecido com uma maioria de mulheres.
Resultados No grupo 01 os jovens fizeram uma representação da TI atual e sua demarcação natural pelos dois rios, Buriti e Papagaio, feito um resgate dos propulsores do território com destaque para os elementos primordiais de suas subsistências, os principais alimentos e os componentes culturais como a flauta mágica e ervas medicinal. O grupo 02 optou por fazer uma pintura no tecido que contasse sobre o antes e depois na TI. Trouxe a roça de toco, que já não se faz mais, as caças, além disso, representaram a tristeza causada pela atual ausência da caça. Por fim, o grupo 03 produziu um material sobre o território com os elementos principais que compõe sua alimentação e com grafismo corporal.
Conclusões/Considerações Houve consenso entre os grupos quanto à degradação do território causada pelas exposições ocupacionais múltiplas a agrotóxicos como o consumo de alimento e água contaminados, exposição direta às pulverizações devido ao cerco das fazendas produtoras de commodities. Para além da demarcação do TI, a dificuldade de acesso aos locais sagrados, devido a proibição de grandes latifundiários.
|