Sessão Assíncrona


SA2.1 - DESAFIOS NO CUIDADO E NAS POLITICAS PARA POPULAÇÃOES VULNERABILIZADAS (TODOS OS DIAS)

43961 - AGENTES DA HUMANIZAÇÃO NA GESTAÇÃO, PARTO E NASCIMENTO - PERFIL DAS DOULAS EM 5 ESTADOS DO BRASIL
MORGANA ENEILE TAVARES DE ALMEIDA - EPSJV/FIOCRUZ, JOSÉ MAURO DA CONCEIÇÃO PINTO - EPSJV/FIOCRUZ, ANA CAROLINA MURUA - ADOSP


Apresentação/Introdução
A profissão de Doula foi incluída na Classificação Brasileira das Ocupações em 2013, com um rol de práticas e modos de fazer para atuação no ciclo gravídico puerperal. Legislações locais são criadas para atuação no âmbito do privado e no SUS. Agentes que promovem acolhimento e suporte, pilares da humanização, na pesquisa Mapeamento de Doulas apresentam-se semelhanças e disparidades entre regiões.

Objetivos
A pesquisa buscou levantar informações precisas sobre a atuação e processos de trabalho das doulas, bem como de sua afirmação como profissional do campo da saúde, buscando um perfil comum das profissionais, bem como modelos de atenção utilizados.



Metodologia
A pesquisa tem perspectiva exploratória, com uma abordagem quanti-qualitativa, num universo de 4091 doulas a partir de levantamentos realizados pelas Associações de Doulas dos territórios do MT, PB, RJ, SC e SP, dividida em duas etapas, a primeira com questionário online e a segunda via grupos focais e entrevistas, a partir da seleção aleatória entre participantes da fase on-line que assim tenham indicado disponibilidade. Foram coletados online 57 formulários no MT, 95 na PB, 151 em SC, 286 para SP (2021) e 195 no RJ (2019/2020), mais 17 grupos focais (PB 3, MT 2, SC 3, SP 4, RJ 5 com 76 pessoas envolvidas e destas foram realizadas 34 entrevistas (MT 5, PB 5, SC 6, SP 8 e RJ 10).

Resultados
O perfil das Doulas participantes foi apresentado em 6 infográficos (dezembro,2021), onde pode-se verificar que:
• há um perfil majoritariamente branco, menos na Paraíba (36%);
• a atividade é concentrada nas regiões metropolitana, executando-se SP e SC;
• renda de até 3 salários-mínimos (65%), mesmo com a atuação ocorrendo em paralelo em outras profissões;
• ampla maioria das doulas não exerce outra profissão na área da saúde (63%);
• a classe média/baixa é a maioria do público atendido, independente da região;
• há uma forte atuação na difusão de informação em saúde, com 78% investindo em rodas e eventos de apoio à gestação e puerpério;
• 92% se considerem ativistas.



Conclusões/Considerações
A pesquisa (CAAE 1185419.3.0000.5241) apresenta 6 infográficos (https://www.epsjv.fiocruz.br/mapeamento-de-doulas) com dados relativos ao Perfil, Renda, Formação, Atuação, Difusão da informação em saúde, Remuneração, Doulas que são mães, Opinião das Doulas sobre Reconhecimento, Ativismo e Cenário Obstétrico. Demonstrando que são trabalhadoras essencialmente no SUS, de perfil de agência ativista em prol da humanização do ciclo gravídico puerperal.