SA2.1 - DESAFIOS NO CUIDADO E NAS POLITICAS PARA POPULAÇÃOES VULNERABILIZADAS (TODOS OS DIAS)
|
43184 - VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA: IMPRESSÕES, CONSEQUÊNCIAS E SUPORTE SOCIAL DE PROTEÇÃO E ENFRENTAMENTO ARTHUR ALEXANDRINO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, JOSÉ LINDEMBERG BEZERRA DA COSTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, BÁRBARA LETÍCIA DE QUEIROZ XAVIER - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, PATRÍCIO DE ALMEIDA COSTA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, MATHEUS FIGUEIREDO NOGUEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, MARCIA REGINA MARTINS ALVARENGA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL, KENIO COSTA DE LIMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Apresentação/Introdução O envelhecimento humano tem motivado discussões e reflexões na busca de melhor compreensão sobre os condicionantes desse processo, particularmente diante da vulnerabilidade do idoso a episódios de violência, apontado como um importante problema de saúde pública.
Objetivos Investigar episódios de violência contra a pessoa idosa e suas consequências; e conhecer as medidas de suporte social para o enfrentamento das situações de violência.
Metodologia Estudo exploratório-descritivo de desenho qualitativo realizado na cidade de Araruna, estado da Paraíba, com seis idosos vítimas de violência. Os dados foram obtidos por meio de entrevista e posteriormente submetidos à técnica da análise de conteúdo.
Resultados Evidenciaram-se episódios de violência física, psicológica e financeira, vivenciados principalmente no ambiente intrafamiliar e praticados por algum familiar próximo à vítima. Como medidas de suporte, observou-se que os idosos utilizaram o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) como a principal medida de apoio, além dos meios jurídicos, da família e sociedade.
Conclusões/Considerações A fragilidade das medidas de proteção e controle da violência contra idosos suscita o fortalecimento da vigilância à vida e aos seus direitos, integrado a processos de educação sobre as nuances da violência e instrução para denunciar e buscar mecanismos de proteção e suporte social.
|