SA2.1 - DESAFIOS NO CUIDADO E NAS POLITICAS PARA POPULAÇÃOES VULNERABILIZADAS (TODOS OS DIAS)
|
42173 - PROGRAMA ACADEMIA CARIOCA COMO DISPOSITIVO DE OFERTA DE CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL ANA PAULA DA SILVA ESTEVÃO - SMS RJ, ANDRIS CARDOSO TIBURCIO - SMS RJ, MARCELIA ALVES DE SOUZA MARTINS - SMS RJ, MARTA DA SILVA RIBEIRO - SMS RJ, ALESSANDRA DE FATIMA BORBA - SMS RJ, MIRIAN MENDES DE ABREU - SMS RJ, SEBASTIÃO CARLOS SILVA DA CONCEIÇÃO - SMS RJ
Período de Realização Setembro 2021 a Maio 2022 ( seguindo)
Objeto da experiência Usuários do Programa Academia Carioca da CF Maria Jose de Sousa Barbosa na Ap 5.1 no município do Rio de Janeiro, matriciados pelo NASF.
Objetivos Melhorar o cotidiano e a percepção de satisfação da vida, assim como sintomas atribuídos ao sofrimento psíquico.
Metodologia As pessoas em sofrimento psíquico e atendidas pelo Matriciamento do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) e equipe da Estratégia Saúde da Família , constroem o Projeto Terapêutico Singular ,de modo que referenciem os sujeitos a participação do Programa Academia Carioca . As atividades são programadas em 2 atividades físicas coletivas e 1 oficina terapêutica de forma semanal, na linha de frente está a profissional de Educação Física do NASF.
Resultados Com as atividades físicas e Terapêuticas pelo Programa Academia Carioca, percebe-se que houve diminuição das queixas e sintomas psíquicos em relação sofrimento mental, diminuição da procura psicotrópicos e maior adesão aos Projetos terapêuticos propostos pela ESF caminhando para a promoção da saúde.
Análise Crítica A relação profissional de saúde e usuários tornou-se desvalorizada pela possível ausência da escuta e da comunicação entre os pares. A ESF reverbera atendimentos voltados a medicalização da vida e impulsionando o uso uso de medicamentos ansiolíticos
Conclusões e/ou Recomendações É importante fortalecer o papel da Estratégia de Saúde da Família no âmbito da política de promoção da saúde , incentivando as parcerias interinstitucionais , promovendo investimento em oficinas e capacitações que possam contribuir na discussão da promoção da saúde, visando aumentar a potencialidade do Programa, principalmente no que tange a participação comunitária.
|