SA2.1 - DESAFIOS NO CUIDADO E NAS POLITICAS PARA POPULAÇÃOES VULNERABILIZADAS (TODOS OS DIAS)
|
41294 - DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE MENTAL NO BRASIL CRISTIANE DAMIANI TOMASI - UNESC, JACKS SORATTO - UNESC, CLÁUDIO TORRES DE MIRANDA - UFAL, ADRIANA TOLEDO DE PAFFER - UFAL, WAGNER SILVA RIBEIRO - LSE, SARA EVANS-LACKO - LSE
Apresentação/Introdução Dificilmente a carga global de transtornos mentais se reduza apenas através do acesso a serviços de saúde mental, pois os determinantes sociais (DS) têm papel importante em sua ocorrência. Os ODS abordam vários desafios globais urgentes - violência, mudanças climáticas, deslocamento e desigualdade de renda, mas os DS dos transtornos mentais ainda são negligenciados em países de baixa e média renda
Objetivos Este estudo tem como objetivo desenvolver uma análise situacional dos determinantes sociais da saúde mental no Brasil.
Metodologia Com base no arcabouço conceitual dos determinantes sociais e culturais da saúde mental e dos ODS, de Lund e col., realizamos uma análise situacional dos determinantes sociais da saúde mental no Brasil, que foram agrupados em quatro dimensões - características regionais, educação, indicadores de saúde pública relevantes e determinantes sociais, que estão vinculados aos ODS. Pesquisamos diferentes bases de dados do governo brasileiro e apresentamos os resultados de acordo com as regiões brasileiras.
Resultados Nossos resultados mostram que os determinantes sociais estão distribuídos de forma desigual no Brasil e destacam os desafios de um país de renda média alta com uma população diversificada e grande área geográfica. A abordagem desses determinantes é necessária para superar, prevenir e reduzir a carga de transtornos mentais.
Conclusões/Considerações Nossos resultados apontam para as enormes desigualdades existentes no país. Existem diferenças importantes entre as regiões quanto à renda per capita, disponibilidade de saúde e recursos sociais relacionados aos indicadores de violência. Esses resultados apoiam o uso de um índice de vulnerabilidade que pode ajudar a orientar os esforços para superar o desafio de promover um ambiente mentalmente saudável.
|