Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC2.2 - DESAFIOS NA FORMULAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DAS POLITICAS PUBLICAS

44439 - RESGATE HISTÓRICO DA LUTA DOS MOVIMENTOSPOPULARES NUMA COMUNIDADE CAMPONESA DO AGRESTE PERNAMBUCANO E SEUS ATRAVESSAMENTOS PRESENTES
GUILHERME RICARDO PEREIRA SANTOS - UPE, THALITA ANALYANE BEZERRA DE ALBUQUERQUE - UPE, MARIANA RIBEIRO STARLING DINIZ FREITAS - UPE, MARIA JUCICLEIDE MAGALHÃES DOS SANTOS - ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA NOVA VIDA - SÍTIO CRUZ, JOSÉ GETÚLIO GUIMARÃES DOS SANTOS - ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA NOVA VIDA - SÍTIO CRUZ, FRANCISCA ALVES DA SILVA - ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA NOVA VIDA - SÍTIO CRUZ, ARNALDO FERREIRA DOS SANTOS - ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA NOVA VIDA - SÍTIO CRUZ, WANESSA DA SILVA GOMES - UPE, ANDRÉ MONTEIRO COSTA - IAM/FIOCRUZ-PE


Período de Realização
O primeiro contato com a comunidade aconteceu em março de 2021 e as atividades seguem acontecendo.

Objeto da experiência
Comunidade camponesa do Sítio Cruz, zona rural de Garanhuns-PE, território de atuação da residência em Saúde Coletiva com Ênfase em Agroecologia, da UPE.

Objetivos
Promover o diálogo intergeracional sobre os processos históricos de luta que resultaram na conquista de direitos pela comunidade camponesa, resgatando a importância da mobilização coletiva para a conquista da autonomia popular.

Metodologia
A partir da demanda levantada pela comunidade em um espaço de construção coletiva sobre as fragilidades do território, pontuou-se a necessidade de se fazer um resgate histórico dos processos de luta social que resultaram na realidade posta hoje, com destaque para o envolvimento das/os jovens nesse processo. Foram realizadas rodas de conversa, embasadas na pedagogia freiriana, lançando-se mão de produções culturais para promover o diálogo entre antigas lideranças da comunidade e as/os jovens.

Resultados
O diálogo intergeracional, onde as pessoas adultas e idosas resgataram a história da comunidade, destacando que a realidade posta hoje é fruto da mobilização comunitária. Em espaços de roda com as/os jovens, as pessoas idosas pontuaram a necessidade de atuação política e social da juventude nos processos de luta pelo território e preservação da democracia e dos direitos sociais, destacando o papel histórico do Sítio Cruz na luta pela democracia e pelo direito à saúde nas duas últimas décadas do século XX.

Análise Crítica
Os direitos conquistados pela classe trabalhadora ao longo da história se dão através de lutas na macro ou micropolítica. Após intensos processos que resultaram em direitos sociais e qualidade de vida na América Latina, espalhou-se uma onda de despolitização, seguida pelo conservadorismo neoliberal que tirou muitos desses direitos. Diante disso, sujeitas/os envolvidos nas lutas do final do século XX vislumbram a necessidade de envolver as novas gerações na retomada da luta pelo poder popular.

Conclusões e/ou Recomendações
A promoção da saúde - direito social - perpassa o entendimento do fazer saúde para além do setor saúde, compreendendo a importância da consciência de classe e da mobilização social nas conquistas da classe trabalhadora e a repercussão disso na saúde coletiva. Os espaços provocados na comunidade, que partiram de uma demanda da própria comunidade, fortalecem a defesa dos direitos do povo a partir da valorização dos processos de luta históricos.