Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC1.10 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS II

43423 - ANÁLISE DA CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL POR AGROTÓXICOS NO MUNICÍPIO DE ALIANÇA-PE
GEOVANNA HACHYRA FACUNDO GUEDES - UPORTO, JOÃO ANTONIO DOS SANTOS PEREIRA - UFPE, CLENIO AZEVEDO GUEDES - UFPE, ANA CRISTINA SIMÕES ROSA - LABORATORIO DE TOXICOLOGIA, CESTEH, ENSP, FIOCRUZ, MARCIA DA SILVA PEREIRA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, FIOCRUZ, IDÊ GOMES DANTAS GURGEL - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, FIOCRUZ, SOLANGE LAURENTINO DOS SANTOS - UFPE, ALINE DO MONTE GURGEL - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, FIOCRUZ, LILIAN MENDONÇA PENNA - LABORATORIO DE TOXICOLOGIA, CESTEH, ENSP, FIOCRUZ, RUAN VICTOR FERREIRA SOARES - LABORATORIO DE TOXICOLOGIA, CESTEH, ENSP, FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
O estado de Pernambuco se destaca como o segundo maior produtor de cana-de-açúcar das regiões Norte e Nordeste, sendo o município de Aliança um dos maiores produtores do estado. O cultivo de cana é atualmente um dos maiores consumidores de agrotóxicos no Brasil, o que evidencia a necessidade de estudos que demonstrem se o uso de agrotóxicos compromete os recursos hídricos locais.

Objetivos
Evidenciar a contaminação dos recursos hídricos no município de Aliança com agrotóxicos utilizados no cultivo da cana-de-açúcar.

Metodologia
Foram coletadas amostras de água em oito pontos distintos no município de Aliança, selecionados de acordo com sua importância e uso no território, como uso em irrigação, consumo animal e ou humano. Os ingredientes ativos glifosato, 2,4-D e paraquate foram analisados por ensaios de imunodiagnóstico, e os demais agrotóxicos pertencentes aos demais grupos químicos foram pesquisados mediante análise cromatográfica multiresidual com detecção por espectrometria de massas. Dos 40 parâmetros de agrotóxicos previstos na Portaria GM/MS nº 888/2021, 27 parâmetros foram analisados pelo método cromatográfico. Outros 66 agrotóxicos foram analisados no mesmo método.

Resultados
Foram detectados em todas as amostras analisadas, resíduos de ingredientes ativos. Os ingredientes ativos (IA) 2,4-D e Paraquate foram detectados em cinco amostras; Glifosato foi encontrado em três amostras; Ametrina em duas amostras. Os IA Atrazina, Azoxistrobina, Cifenotrina, Etofenproxi e Metolacloro foram detectados em uma amostra cada. É importante observar a presença de misturas, visto que foi predominante a presença de no mínimo dois IA por amostra. Houve registro de uma amostra com sete IA, uma com quatro IA, três com três IA e três amostras com dois IA.

Conclusões/Considerações
Foi evidenciada contaminação hídrica e risco de exposição humana, com exposição a misturas, cujos IA podem atuar sinergicamente, agravando danos. Observou-se a relação entre os agrotóxicos com uso autorizado nos cultivos de cana e a contaminação dos recursos hídricos, vulnerabilizando as populações desses territórios.