Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC1.9 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS I

42142 - MÁ OCLUSÃO E A QUALIDADE DE VIDA EM CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS DE SALVADOR- BA
AMANDA ARAÚJO DE CARVALHO - UFBA, MÉRCIA SACRAMENTO DOS SANTOS - UFBA, TATIANA FREDERICO DE ALMEIDA - UFBA, MARIA CRISTINA TEIXEIRA CANGUSSU - UFBA


Apresentação/Introdução
A má oclusão consiste em uma mudança no padrão de crescimento e desenvolvimento que afeta diretamente a relação entre os dentes. Suas consequências envolvem o desequilíbrio do sistema estomatognático e o impacto na qualidade de vida tanto de crianças, como adolescentes. No Brasil, é considerado um problema de saúde pública por ocorrer desde a faixa etária pré-escolar até a fase adulta.

Objetivos
Objetivou-se descrever a associação da má oclusão com a qualidade de vida relacionada à saúde oral (QVRSO) em crianças de 3-5 anos de Salvador-BA.

Metodologia
Trata-se de um estudo transversal em que participaram crianças de unidades de saúde e/ou matriculadas em creches públicas em 2018. A coleta de dados se deu a partir de aplicação de questionário aos pais ou responsáveis e realização de exame bucal nas crianças. Estabeleceu-se como critério de inclusão possuir de 3-5 anos, estar matriculado nas creches municipais e estar presente durante a coleta. Como exclusão: possuir idade fora da faixa etária de 3-5 anos; não oferecer assentimento; possuir condições de saúde que inviabilizem o exame; não possuir o termo de consentimento livre e esclarecido e o questionário assinados pelos pais/responsáveis.

Resultados
Participaram 1566 crianças de 3-5 anos. A média de idade foi 53,5 meses. 50,4% pertence ao sexo masculino, a maior parte foi declarada pelos pais ou responsáveis da cor parda (60,7%) e preta (31,7%). A má oclusão foi moderada/severa em 26% da população e a mais frequente foi a mordida aberta anterior (13,9%). Houve significância estatística na associação com a má oclusão e B-ECOHIS para as dores nos dentes, na boca ou nos maxilares (p-valor= 0,05), dificuldade de ingestão de bebidas (p-valor= 0,02), de alimentos (p-valor=0,02), e dificuldade em dormir (p-valor= 0,04).

Conclusões/Considerações
A má oclusão possui potencial associação com agravamento em crianças de 3-5 anos na frequência de dores nos dentes, boca ou nos maxilares, dificuldade para ingestão de líquidos e alimentos e dificuldade para dormir: domínios da função, sintomas e psicológico. Houve também significância no domínio familiar ao gerar impacto financeiro familiar, levar à aborrecimentos e culpa: domínio de estresse parental.