24/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC1.9 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS I |
40614 - AVALIAÇÃO OFTALMOLÓGICA EM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. ISADORA CORRÊZ ZAGUINI - UNIFEBE, MARIA EDUARDA SOUZA DOS SANTOS - UNIFEBE, CAMILA GULARTE LANAU - UNIFEBE, ANA PAULA FUGAZZA BERNARDES - UNIFEBE, HENRRY ZIMMERMANN - UNIFEBE, GUSTAVO ROSA DERETI - UNIFEBE, MARCELLA BERTOLIN SANTOS - UNIFEBE
Período de Realização O projeto de intervenção foi desenvolvido no primeiro semestre de 2022, no decorrer de abril e maio.
Objeto da experiência Crianças de seis anos, estudantes do primeiro ano de uma escola pública do município de Brusque em SC.
Objetivos Identificar de forma precoce prováveis problemas oftalmológicos em crianças e incentivar os pais a realizar consultas de acompanhamento de seus filhos na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, além de estimular o vínculo das famílias com a Equipe de Saúde da Família e os estudantes de medicina.
Metodologia A atividade foi desenvolvida no âmbito do estágio curricular da disciplina Interação em Saúde na Comunidade (IESC). O tema foi sugerido pela escola em parceria com a UBS, a partir do Programa Saúde na Escola. Realizou-se o teste de Cores de Ishihara e a Escala Optométrica de Snellen, colocada a 3 metros das crianças, dentro da sala de aula. As letras utilizadas no teste foram substituídas por desenhos, pois as crianças estavam em fase de alfabetização.
Resultados No total, foram avaliadas vinte crianças. Destas, 15% (três crianças) apresentaram problemas de visão e 85% (dezessete crianças) enxergaram os desenhos da tabela de Snellen, sem nenhuma dificuldade. Destas três crianças que apresentaram diminuição da acuidade visual, duas possuíam em ambos os olhos e o outra apenas em um olho. Ademais, nenhuma criança apresentou índices de daltonismo.
Análise Crítica É nítida a relevância do acompanhamento oftalmológico em crianças, principalmente em áreas carentes. Porém há falta de informação por meio do SUS, sobre tal importância, deste modo, causa-se uma baixa procura de oftalmologistas. E assim, ocasiona-se o aumento de diagnósticos tardios. À vista disso, foi realizado o trabalho, para dar assistência aos alunos do bairro Limeira de Brusque, como também, levar a informação da seriedade do assunto.
Conclusões e/ou Recomendações Em suma, os resultados estão satisfatórios, pois apenas 15% das crianças indicaram dificuldade em ler, e não houve índice de daltonismo. Ademais, vive-se em uma pandemia, a qual, trouxe inúmeros efeitos, principalmente no âmbito da saúde, como é o caso da redução de agendamentos de rotina. Como sequela, as patologias oftalmológicas no consultório chegam avançadas, sobretudo pelo aumento do uso das telas, diminuindo o prognóstico benéfico.
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