24/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC1.9 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: MÚLTIPLAS ABORDAGENS I |
39803 - ASSOCIAÇÃO ENTRE DECLÍNIO COGNITIVO E FUNCIONALIDADE EM IDOSOS RESIDENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA CHRISTIANO BARBOSA DA SILVA - ENSP/FIOCRUZ; CGABEG/FAB, DANIELA COSTA DE MARINS RODRIGUES - PROSSIGA GERONTOLOGIA, ISIYARA TAVERNA PIMENTA - ENSP/FIOCRUZ
Apresentação/Introdução O declínio cognitivo geralmente é a origem de problemas funcionais, que podem levar a perda ou dificuldade de aquisição ou manutenção de capacidades e habilidades. A capacidade funcional é caracterizada pelo potencial do idoso decidir e atuar de forma independente.A avaliação desta capacidade é crucial para se estabelecer o tipo de intervenção e monitorização da funcionalidade de idosos.
Objetivos Analisar a correlação entre o declínio cognitivo e a perfomance física de idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos.
Metodologia Estudo do tipo seccional onde foram avaliados os idosos residentes em uma instituição de longa permanência militar para Idosos do Estado do Rio de Janeiro, quanto ao seu estado cognitivo e perfomance física no período de julho a agosto do ano de 2019. A amostra foi constituida de 40 idosos com 60 anos ou mais. A variável dependente foi a a perfomance física, mensurada pela Bateria de Testes SPPB (Short Physical Perfomance Battery). As variáveis independente foi a cognição avaliada pelo Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Um modelo de Regressão Logística Multinomial foi utilizado para estimar o efeito das variáveis independentes na perfomance física dos Idosos.
Resultados Dos 40 indivíduos da amostra, 28 eram mulheres (70%), 12 homens (30%), a média de idade se mostrou maior nos participantes com menor desempenho na bateria de testes, a maior parte dos participantes tinha um menor desempenho no SPPB e apresentava um menor MEEM. Foram analisados 3 modelos para regressão logística multinomial, um modelo bruto e outros dois modelos controlados pelos confundidores (idade, modelo 2), e (idade e sexo, modelo 3). A cada aumento em uma unidade do escore do MEEM reduz em 23% a chance do indivíduo apresentar baixa performance física na bateria de testes SPPB desta amostra quando controlado pela idade e sexo, sendo significativo ao nível de 5% e IC 95%.
Conclusões/Considerações Nesta amostra uma pior cognição avaliada pelo Mini Mental está associada a pior desempenho funcional avaliado pelo SPPB.
|