Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC1.7 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: INTERFACES ENTRE AS VULNERABILIDADES

43074 - JARDIM MARAVILHA: UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO INTERSETORIAL NO ENFRENTAMENTO DOS ALAGAMENTOS NO SUB-BAIRRO DE GUARATIBA NA ÁREA DE PLANEJAMENTO 5.2 – RIO DE JANEIRO.
PAULO FURTADO FONTES - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, BARBARA CRISTINA SOUZA MOREIRA - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, ANA ELIZA GUIMARÃES CHAVES - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, BENTO BOTELHO DE MACEDO FILHO - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, DIEGO ALVES DE MACENA - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, HAMILTON VERÍSSIMO DA SILVEIRA - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, MICHELE NEVES ROSA - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, GISLANI MATEUS OLIVEIRA AGUIAR - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, CAROL DE ASSIS RAMOS - PREFEITURA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO


Período de Realização
De dezembro de 2019 a dezembro de 2020

Objeto da experiência
Elaboração do Plano de Contingência Intersetorial de Alagamentos para conhecimento e redução dos riscos no território de Jardim Maravilha.

Objetivos
Diminuir os impactos à saúde da população de Jardim Maravilha decorrentes dos alagamentos, com ações de saúde coletiva integradas com os diversos atores que atuam nas situações de desastres.
Prevenir riscos e mitigar danos à exposição socioambientais da população do Jardim Maravilha.

Metodologia
Após construção do mapa de riscos, baseado no índice pluviométrico dos últimos 5 anos, e identificação de locais de abrigamento, com equipe de saúde e principais atores que atuam em desastres, foram feitos encontros para a construção do plano e simulações a partir de efeitos sonoros. E a confecção da Matriz de Responsabilidades para manejo do desastre, com ações desenvolvidas por etapas e preparação da resposta aos eventos diante de alagamentos e possíveis danos à população do Jardim Maravilha.

Resultados
A construção do plano de contingência no Jardim Maravilha, agilizou o atendimento à população pelas equipes que atuam no território, principalmente no rastreio das necessidades de atendimentos de saúde, uma vez que, boa parte das pessoas que precisaram deixar suas casas, estavam em pontos de apoio previamente mapeados e identificados, conhecidos por todos envolvidos e pela troca de informações rápida de informações integradas entre os atores através do Grupo de Trabalho criado no WhatsApp.

Análise Crítica
Embora o plano de contingência não consiga eliminar completamente os impactos que os alagamentos no território causam à população do Jardim Maravilha, o trabalho realizado de forma integrada, demonstrou que é possível prevenir e reduzir em muito os riscos e os danos a qual está sujeita e isso se refletiu numa menor tensão no ano de 2020 para as

unidades de saúde locais em relação aos atendimentos decorrentes de alagamentos. Contudo, temos muito a avançar, principalmente no setor público.


Conclusões e/ou Recomendações
A experiência realizada no Jardim Maravilha apontou que os impactos a saúde ocasionados pelos alagamentos a sua população, embora não possam ser solucionados somente através do Plano de Contingência, podem ser em grande parte prevenidos e reduzidos, uma vez que, durante o período de 2020, houve redução significativa no atendimento de saúde de casos leves e nenhuma ocorrência de casos graves ou óbitos em decorrência de chuvas fortes.