Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC1.3 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: INTERFACES ENTRE GÊNERO, RAÇA E OS PROCESSOS DE VULNERABILIZAÇÃO

44714 - ASSOCIAÇÃO ENTRE A PRESENÇA DE PREFEITAS E O CUMPRIMENTO DAS REGRAS DE COMPRAS DA AGRICULTURA FAMILIAR DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
ANA CAROLINA BENITE ALVES - UNICAMP, ANA CLARA F L DURAN - UNICAMP-NEPA


Apresentação/Introdução
A igualdade de gênero por si já é um fim importante, porém a maior equidade na ocupação de mulheres em espaços de decisões está associada com desfechos sociais, econômicos e de saúde. Com a maior participação de mulheres na política, a saúde é um dos espaços que mais se beneficia, com resultados positivos encontrados para cobertura vacinal, mortalidade infantil e manejo de da pandemia de Covid-19.

Objetivos
Verificar a associação entre a presença de mulheres prefeitas e o cumprimento das normas de compras da agricultura familiar para o Programa Nacional da Alimentação Escolar em 2012 e 2016.

Metodologia
A proporção dos recursos para compra de alimentos da agricultura familiar foi retirada do website SiGPC do PNAE. A presença de mulheres em cargos políticos foi retirada do website do TSE. Para a associação entre mulheres na prefeitura e proporção de mulheres vereadoras, apresentamos análises de regressão linear com efeitos fixos para o ano e município com variância robusta e ajustado para potenciais variáveis de confusão no nível municipal, como PIB per capita; n° de alunos e funcionários nas escolas; presença de cozinha e refeitório na escola; repasses do FUNDEB e PRONAF; presença de nutricionista, conselho de alimentação escolar e assistência técnica rural. Os modelos têm lags de 2 anos.

Resultados
Entre 2011 e 2019, a proporção média de gastos com alimentos advindos diretamente da agricultura familiar para o PNAE mais que dobrou, indo de 16,2 % (intervalo de confiança - IC 95% 15,7;16,7) para 42,4% (IC 95% 41,7;43,1). Após ajustes para as potenciais variáveis de confusão Encontramos associação positiva no limiar da significância estatísticas (p<0.10) entre a presença de prefeitas no município e uma maior proporção de compras de alimentos advindos diretamente da agricultura familiar para o PNAE.

Conclusões/Considerações
Em um primeiro exercício, encontramos associação positiva no limiar da significância estatística entre a presença de prefeitas no município. Considerando os achados, novas análises poderão melhor elucidar os potenciais mecanismos que ligam a presença de prefeitas com um melhor cumprimento das exigências do PNAE para compras da agricultura familiar.