21/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC1.2 - SAÚDE, AMBIENTE E SOCIEDADE: INTERFACES COM A NUTRIÇÃO |
39385 - ROTULAGEM DE BEBIDAS ALCOÓLICAS E NÃO ALCOÓLICAS: UMA ANÁLISE NO COMÉRCIO ONLINE BRASILEIRO CAROLINE SANTANA FIGUEREDO - UFBA, CAROLINE CAMILA MOREIRA - UFGD, CAMILA DUARTE FERREIRA RIBEIRO - UFBA, DEBORAH MUROWANIECKI OTERO - UFBA, MARTHA LUISA MACHADO - UFBA
Apresentação/Introdução O ambiente de compra online vem crescendo em popularidade entre os consumidores, com aumento de vendas durante e após a pandemia de COVID-19, inclusive para alimentos e bebidas. Informações sobre rotulagem dos produtos disponibilizadas pelos varejistas podem influenciar nas escolhas dos consumidores. Porém, são escassos estudos sobre disponibilidade de informações no varejo online de alimentos.
Objetivos Objetivou-se analisar a rotulagem das bebidas alcoólicas e não alcoólicas disponibilizadas no comércio online de alimentos no Brasil.
Metodologia O estudo foi realizado no site da maior empresa supermercadista com venda online no Brasil, a qual foi selecionada com base no ranking disponibilizado pela Associação Brasileira de Supermercados em 2021. Entre setembro e outubro de 2021, sucedeu-se a coleta de informações de todas as bebidas alcoólicas (BA) e não alcoólicas (BNA) disponibilizadas para venda, contemplando: número de produtos; disponibilidade de informações nutricionais (IN); disponibilidade da lista de ingredientes; declaração de alergênicos; declaração de glúten. Os dados foram inseridos e analisados em planilhas do Microsoft Excel e os resultados apresentados em número absoluto e percentual.
Resultados Foram identificadas 740 bebidas (BA: 60,9% e BNA: 39,1%). Vinhos foram as BA mais disponíveis (48,3%); seguido de destilados (26,6%), cervejas (18,2%) e espumantes (6,9%). Apenas 1,3% e 3,8% das BA apresentaram lista de ingredientes e declaração de glúten, respectivamente, e nenhuma apresentou alergênicos. Sucos (40,2%) e refrigerantes (20,1%) foram as BNA mais disponíveis, seguidos por bebidas vegetais (9,3%), chás (7,3%), águas (7,6%), energéticos (5,5%), isotônicos (3,8%), águas de coco (2,8%), águas tônicas (2,4%) e águas saborizadas (1,0%). Dentre as BNA com obrigatoriedade de informações, 65,1% apresentaram IN, 10,4% lista de ingredientes, 12,5% declaração de glúten e 3,5% alergênicos.
Conclusões/Considerações Houve maior disponibilidade de BA em relação às BNA na venda online de alimentos no Brasil, configurando cenário preocupante visto não haver necessidade de comprovação de maioridade nas compras em sites. A limitada disponibilidade de informações na página de venda, infringe o direito do consumidor e pode dificultar escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis, sendo especialmente preocupante em indivíduos com restrições alimentares.
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