Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC3.6 - PRODUÇÃO DE VÍNCULO E CUIDADO NAS EQUIPES DE APS

38575 - A CONEXÃO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE COM A DETERMINAÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA
IVONETE TERESINHA SCHÜLTER BUSS HEIDEMANN - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, MICHELLE KUNTZ DURAND - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, JANAINA MEDEIROS SOUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, ALINE ARAKAWA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, GISELE MANFRINI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, PAMELA CRISTINA FERNANDES RUMOR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, KAMILA MACIEL SOARES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA


Apresentação/Introdução
As práticas de promoção da saúde em conexão com a determinação social estão inseridas no processo de trabalho das equipes da atenção primária, oportunizando novas formas de produção do cuidado. Busca substituir a prática de cura das doenças a partir do modelo biomédico e amplia a capacidade de autonomia dos indivíduos, famílias e grupos para o alcance da melhoria da qualidade de vida.

Objetivos
Desenvolver estratégias, metodologias e tecnologias de inovação nas práticas de promoção da saúde articulada a determinação social realizada pelos coordenadores e profissionais de unidades de Atenção Primária à Saúde.

Metodologia
Pesquisa qualitativa, do tipo ação participante, articulada com o Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que consiste de três momentos dialéticos: investigação temática; codificação e descodificação e desvelamento crítico. As etapas foram desenvolvidas em 14 Círculos de Cultura, sendo 10 presenciais e quatro virtuais, desenvolvido no período de 2019 a 2022, com 70 participantes entre coordenadores e profissionais de unidades de saúde de quatro municípios que compõem a região da Grande Florianópolis. O desvelamento dos temas ocorreu simultaneamente, com a etapa da investigação temática, que prevê o processo analítico.

Resultados
este estudo oportunizou a compreensão dos coordenadores e profissionais das equipes de saúde multiprofissional sobre as estratégias, metodologias e tecnologias das práticas de promoção da saúde articuladas aos determinantes sociais/determinação social como primordiais para promover a qualidade de vida da população e diminuir as iniquidades. Constatou-se que as práticas de promoção da saúde, quando desenvolvidas, alcançam amplamente a saúde integral das pessoas e comunidade, no entanto, observam-se limitações nas equipes, as quais ainda realizam práticas voltadas para a doença, com foco na mudança de hábitos individuais e com metodologias bancárias.

Conclusões/Considerações
há o predomínio de uma visão diversa em relação ao conhecimento entre o ideário da promoção da saúde e o de prevenção de agravos. Os determinantes sociais/determinação social são destacados como essenciais para o desenvolvimento das práticas de cuidado com a população, porém, muitas vezes não desvelados como necessários para se compreender o processo saúde e doença.