Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC3.5 - AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA EM SUAS MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS

42654 - PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUANTO A UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DO PMAQ-AB
KERMA MÁRCIA DE FREITAS - UNIVS, LUIZA JANE EYRE DE SOUZA VIEIRA - UNIFOR, ANTÔNIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR - UECE, ANTÔNIO GERMANE ALVES PINTO - URCA, ANA CARINE ARRUDA ROLIM - UFRN, RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA - UNIFOR, RAFAEL BEZERRA DUARTE - UNIVS/UECE, BRENDA PINHEIRO EVANGELISTA - UNIVS/UFC


Apresentação/Introdução
O PMAQ-AB visava uma quebra dos paradigmas que envolvem o conceito de avaliação enquanto emissão de juízo de valor, numa perspectiva negativa como punição para aqueles que não alcançaram o resultado esperado. Assim, o PMAQ estimulava a análise do processo de trabalho coletivo despertando para a necessidade de mudanças a fim de superar os problemas e alcançar os objetivos.

Objetivos
Analisar a percepção dos profissionais de saúde quanto aos dados do processo de trabalho e a utilização dos resultados da avaliação externa do PMAQ-AB.

Metodologia
Pesquisa avaliativa, com abordagem qualitativa, desenvolvida na 17ª Área Descentralizada de Saúde do Ceará (ADS), localizada na região Centro-Sul constituída por sete municípios: Baixio, Cedro, Icó, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós e Umari, do estado. Participaram dez profissionais de saúde das equipes da Estratégia Saúde da Família que responderam à entrevista da avaliação externa do PMAQ-AB, nos três ciclos avaliativos. A coleta ocorreu através de entrevista semiestruturada entre janeiro a dezembro de 2020. A organização e análise interpretativa se deu análise de conteúdo de Bardin, na modalidade temática. A pesquisa obteve aprovação ética sob o Parecer nº 3.357.709.

Resultados
O estudo apontou situações divergentes entre os municípios quanto a confiabilidade dos dados; alguns garantem a legitimidade; outros, negam a sua fidedignidade. Enquanto alguns municípios valorizavam os resultados realizando apresentação e discussões, monitoramento indicadores e metas, outros apenas divulgaram sem nenhuma análise. Destacaram ainda, o fato de ser uma visita programada que, segundo os participantes, possibilitou em muitos casos a simulação de situações que não traduzia a realidade daquela equipe avaliada. Pontuaram ainda, que houveram mudanças consideráveis no processo avaliativo entre os ciclos, que para eles comprometeu a análise criteriosa dos quesitos a serem avaliados.

Conclusões/Considerações
Constatou-se a incipiência no apoio da gestão principalmente, no que diz respeito ao monitoramento e socialização dos resultados das avaliações. Evidenciou-se a necessidade da criação de espaços para discussões quanto a devolutiva e compartilhamento dos resultados da avaliação a fim de possibilitar a compreensão dos pontos nevrálgicos que precisariam ser reorientados, ou até mesmo extintos. Além disso, o fortalecer a credibilidade no processo.