Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC3.5 - AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA EM SUAS MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS

39210 - IMPRESSÕES PRELIMINARES DE UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE INSATISFAÇÃO PROFISSIONAL EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO ESTADO DE SANTA CATARINA
BRUNA POSSAMAI PAGNAN - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC), JÚLIA GRASEL - UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECO), CLÁUDIO ALEX SIPRIANO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CRICIÚMA/SC, CLEIDIANE APARECIDA DE QUADRA - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC), CRISTIANE DAMIANI TOMASI - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC), FABIANE FERRAZ - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC), DENISE ELVIRA PIRES DE PIRES - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC), LETICIA DE LIMA TRINDADE - UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ (UNOCHAPECO), NATAN GONÇALVES DE LIMA JOÃO - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC), JACKS SORATTO - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC)


Apresentação/Introdução
A insatisfação pode ocorrer quando os trabalhadores não conseguem exercer uma tarefa ou sentir prazer no trabalho, seja por questões subjetivas ou por situações do modelo organizacional do processo de trabalho em saúde.

Objetivos
Analisar os fatores que influenciam na insatisfação dos profissionais de saúde que atuam em Unidades Básicas de Saúde.

Metodologia
Trata-se de um ensaio com base de uma análise preliminar de um estudo descritivo exploratório de abordagem qualitativa. Os locais do estudo foram 16 Unidades Básicas de Saúde, de 5 municípios, das cidades Criciúma, Joinville, Blumenau, Lages e Chapecó do estado de Santa Catarina, totalizando 64 profissionais. A coleta de dados aconteceu entre os meses de março a dezembro do ano de 2020, por meio de dois instrumentos: entrevista semiestruturada e observação indireta. A análise dos dados foi sustentada na análise temática de conteúdo. Os preceitos éticos foram respeitados tendo parecer favorável pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer no 3.675.401.

Resultados
Os resultados foram materializados em 5 categorias. A categoria 1: Condições de trabalho da atenção primária à saúde, com 5 subcategorias: Sobrecarga de trabalho; Prejuízos nos direitos trabalhistas; Déficit de estímulo profissional e formação continuada; Dificuldades estruturais e institucionais para assistência à saúde e Problemas relacionados a carga horária. A categoria 2: Dificuldades de comunicação entre gestão, profissionais e usuários, com 3 subcategorias: Lacunas existentes na comunicação entre a rede. Aspectos comunicacionais entre a equipe e Aspectos comunicacionais com o usuário. E a categoria 3: Sofrimento físico e mental como componente insatisfatório.

Conclusões/Considerações
A insatisfação profissional deve ser um dos aspectos considerados pela gestão dos serviços em saúde para melhoria da pratica do cuidado nas Unidades Básicas de Saúde.