21/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC3.4 - DISPUTAS NOS MODELOS DE APS: EQUIPES, TERRITÓRIOS E CUIDADO |
39641 - OS EFEITOS DA SAÍDA DOS MÉDICOS CUBANOS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NA PRODUÇÃO DE CUIDADOS PRIMÁRIOS DE SAÚDE NO BRASIL MALTE BECKER - INSTITUTO KIEL, STEFAN SLIWA RUIZ - UNIVERSIDADE DE GRONINGEN, RUDI ROCHA - FGV EAESP, THOMAS HONE - IMPERIAL COLLEGE LONDON
Apresentação/Introdução Após a eleição de Bolsonaro, 8.316 médicos cubanos atuando na saúde primária se retiraram do Programa Mais Médicos (PMM) em novembro de 2018, deixando muitos municípios com deficiências na oferta de cuidados primários de saúde. Embora as vagas resultantes tenham sido preenchidas de forma relativamente rápida, encontramos uma queda substancial na demanda dos cuidados primários de saúde.
Objetivos Investigamos o impacto causal da saída cubana na produção de cuidados de saúde primários nos municípios afetados. Focamos na produção relacionada às Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) que representam a maior carga de saúde do Brasil.
Metodologia Exploramos a súbita saída dos médicos cubanos usando uma abordagem de estudo do evento Difference-in-Difference. Combinamos dados sobre médicos (cubanos) atuando no PMM e dados sobre a produção de cuidados de saúde primários em nível municipal entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019. Os dados sobre os médicos PMM vêm do Ministério da Saúde e os dados sobre a produção de cuidados de saúde primários do SISAB.
Resultados Mostramos que há diminuições significativas, substanciais e persistentes no número de consultas de cuidados de saúde primários. O efeito é limitado às tarefas de médicos, não há efeito sobre as tarefas atribuídas a outros trabalhadores da área de saúde. O efeito sobre a produção relacionada à DANT é particularmente pronunciado e persistente, não se recuperando aos níveis pré-saída mesmo após as vagas terem sido preenchidas.
Conclusões/Considerações Mostramos que a falta de médicos de cuidados primários de saúde diminui significativamente a demanda dos cuidados primários de saúde na população local, resultando potencialmente em aumentos de longo prazo nas taxas de hospitalização e mortalidade locais. As consultas relacionadas à DANT são particularmente suscetíveis à provisão de médicos. Além disso, fornecemos evidências da importância da continuidade dos cuidados primários de saúde.
|