21/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC3.2 - EPIDEMIA DE AIDS: O DESAFIO DA INTERSECCIONALIDADE PARA O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DE CUIDADO |
39852 - PREP NA RUA: AMPLIANDO ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO E ASSISTÊNCIA PARA AS POPULAÇÕES MAIS VULNERÁVEIS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO CAROLINA MARTA DE MATOS NOGUTI - COORDENADORIA DE IST/AIDS SMS/SP, ADRIANO QUEIROZ DA SILVA - COORDENADORIA DE IST/AIDS SMS/SP, MÁRCIA DA SILVA OLIVEIRA - COORDENADORIA DE IST/AIDS, ALINE PILON MAURÍCIO DA SILVA - COORDENADORIA DE IST/AIDS, SUSETE MENIN RODRIGUES - COORDENADORIA DE IST/AIDS, LEVI PINHEIRO - COORDENADORIA DE IST/AIDS, CARMEN LUCIA SOARES - COORDENADORIA DE IST/AIDS, ROBINSON FERNANDES DE CAMARGO - COORDENADORIA DE IST/AIDS, MARIA CRISTINA ABBATE - COORDENADORIA DE IST/AIDS
Período de Realização As ações foram realizadas de janeiro a dezembro de 2021, durante a pandemia de COVID-19.
Objeto da experiência Reduzir barreiras de acesso das populações vulneráveis ao HIV/Aids ao sistema único de saúde acolhendo-as e garantindo direitos à saúde de qualidade.
Objetivos Ampliar o acesso à profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) à segmentos populacionais onde no Brasil a epidemia de HIV/Aids está concentrada como gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas trans, profissionais do sexo e jovens, utilizando unidades móveis em dias e horários alternativos.
Metodologia Visando atingir uma maior parcela desta população que não chega aos serviços de saúde, a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, iniciou a oferta da “PreP na Rua” em unidades móveis volantes ampliando as estratégias de prevenção e assistência. Seguindo o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-Exposição de Risco à Infecção pelo (PCDT PrEP) são realizados previamente à dispensação da PrEP testes rápídos para HIV e point of care de creatina.
Resultados Em 2021, durante a pandemia de COVID-19, uma vez que era importante chegar até esta população que muitas vezes não chegam até os serviços de saúde, foram realizadas 14 ações do projeto PrEP na Rua, com 468 pessoas iniciando essa profilaxia, 14 Profilaxia Pós Exposição (PEP); realizados 896 testes rápidos de HIV e distribuídos 6 mil autotestes de HIV. Foi observado que a oferta de PrEP em unidades móveis amplia o acesso às estratégias de prevenção e assistência para as populações prioritárias.
Análise Crítica Com as ações do “PrEP na Rua” foi observada uma alta procura e aceitação dos usuários, em sua maioria gays ou HSH, o que demonstra a importância de realizar tais atividades fora das unidades de saúde, em horários alternativos e aos finais de semana. Das pessoas que iniciaram PrEP neste projeto, 63% deram seguimento à profilaxia. Também foi observado que no mesmo ano, pelo 04º ano consecutivo a cidade de São Paulo conseguiu diminuir o número de novos casos de HIV.
Conclusões e/ou Recomendações Essas populações além de apresentar maior risco de adquirir o HIV, frequentemente está sujeita a situações de discriminação, sendo alvo de estigma e preconceito, aumentando assim sua vulnerabilidade ao HIV/Aids. A estratégia da PrEP é uma forma de prevenção eficaz, porém é necessário que o sistema público de saúde reduza as barreiras de acesso a essas populações, acolhendo-as na sua integralidade e garantindo seus direitos à saúde de qualidade.
|