Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC3.1 - POLÍTICAS E PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE SAÚDE DO ADOLESCENTE

44834 - PROJETO FLOR DO MANDACARU: APOIO À SAÚDE DO ADOLESCENTE E REDUÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
CARLOS ROMUALDO DE CARVALHO E ARAÚJO - SMS/UFC, LARISSE ARAÚJO DE SOUSA - SMS, ROGERIANY LOPES FARIAS - SMS, REGINA CELIA CARVALHO - SMS, ROSALICE ARAÚJO DE SOUSA ALBUQUERQUE - UNINTA/UECE, ANA CARLA DE SOUSA OLIVEIRA - SMS, ANGELISA ARAUJO DE SOUSA - SMS, DIEGO RAMOS AGUIAR - FIOCRUZ, DANIELLI MENDES DE SOUSA - SMS, LARISSA CAVALCANTE FONTELES ARAUJO - SMS


Período de Realização
Desde 2008

Objeto da experiência
Redução da gravidez na adolescência

Objetivos
Oferecer atendimento integral à saúde dos adolescentes no município de Sobral, com ênfase na saúde sexual, na prevenção da gravidez e no atendimento do pré-natal.

Metodologia
O pré-natal sigiloso é realizado até que os adolescentes possam assumir a gravidez e serem acompanhados no CSF. É um espaço de escuta e reflexão sobre saúde sexual e reprodutiva para adolescentes (10 a 19 anos) são feitas ações de prevenção e diagnóstico da gravidez, prevenção do câncer ginecológico, prevenção e tratamento das ISTs e atendimento psicológico. Realiza-se oficinas de Educação em Saúde nas escolas. Equipe: 1 enfermeira, 1 ginecologista/obstetra e 1 psicólogo.

Resultados
No período de 2013 a 2021: foram feitos 1750 atendimentos (enfermeiro, psicólogo e médico). Após a implantação do Projeto, a gravidez na adolescência caiu de 22,9% em 2008 para 11,33% em 2021, uma queda de 56,3%. É um resultado muito importante do Projeto Flor do Mandacaru que trabalha para evitar a gravidez indesejada na adolescência. O apoio dado aos pais adolescentes foi fundamental para ajudá-los a assumir o papel de mãe e pai, com vínculo pai/mãe/bebê mais fortalecido.

Análise Crítica
As ações intersetoriais realizadas pelo Flor são ações sistematizadas, educativas e conscientizadoras, associadas à educação integral em sexualidade irão munir os adolescentes de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que irão capacitá-las a cuidar da saúde, bem-estar e dignidade. Benefícios: identificar e denunciar comportamentos inadequados, como o abuso infantil, retardar a primeira relação sexual, aumentar a adesão aos métodos contraceptivos, prevenir a transmissão de ISTs.

Conclusões e/ou Recomendações
A proposta ajudou a resolver o problema dos adolescentes iniciavam o pré-natal tardiamente. Não frequentavam o CSF por vergonha, como foi relatado por muitos deles. O caráter sigiloso do atendimento foi fundamental para a procura do serviço pelo adolescente. A facilidade de acesso aos anticoncepcionais foi destacada pelos adolescentes e contribuiu para reduzir a gravidez indesejada. Trata-se de um projeto de baixo custo e grande impacto.