Sessão Assíncrona


SA11.2 - SAÚDE COLETIVA: DESAFIOS PEDAGÓGICOS (TODOS OS DIAS)

42579 - QUALIFICA PREFC: ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO TRANSFORMADOR DAS PRÁTICAS DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA
JACQUELINE OLIVEIRA DE CARVALHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, EDNEIA LAZZARI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, JULIANA LOUREIRO DA SILVA QUEIROZ RODRIGUES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, KARINE DETES CANTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, LETÍCIA VIEIRA LOURENÇO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MARIANNE DE LIRA MAIA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MICHELLE ADRIANNE DA COSTA DE JESUS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, THAYNARA OLIVEIRA DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, PRISCILA RIBEIRO SOARES DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO


Período de Realização
Início em junho de 2021 aos dias atuais.


Objeto da experiência
A educação permanente de preceptores e residentes de um programa de residência do município do Rio de Janeiro

Objetivos
Descrever como a educação permanente é desenvolvida e aplicada no contexto de formação em serviço no Programa de Residência em Enfermagem Família e Comunidade (PREFC).


Metodologia
Relato de experiência referente ao projeto Qualifica PREFC que tem a finalidade de desenvolver práticas inovadoras na Atenção Primária à Saúde a partir das necessidades locais. O projeto é desenvolvido pela coordenação do programa e se estrutura em módulos, que variam de acordo com tema e público alvo (preceptores, residentes e profissionais de saúde). Na medida em que estes profissionais são qualificados, passam a ser referência para qualificar outros trabalhadores no cotidiano do serviço.

Resultados
Em outubro de 2021 foi realizada a qualificação dos preceptores sobre o projeto político pedagógico do programa e técnicas de preceptoria. Em novembro de 2021 ocorreu a qualificação sobre aleitamento materno. Em dezembro de 2021, ocorreu a qualificação sobre Práticas Integrativas e Complementares (PICs). Em maio de 2022, o Programa de Residência alcançou a marca de 100% dos preceptores (102 profissionais) com certificação em pelo menos 1 módulo.

Análise Crítica
A formação em serviço nos moldes da residência coloca o aprender e o ensinar juntos no cotidiano das relações em serviço. Os encontros visam também a habilitação em práticas que garantam o aumento do escopo de atuação dos enfermeiros, contando nesse processo com a parceria das gerências da SMS-RJ. A EP visa a transformação das relações interpessoais, no ensino e nos processos de trabalho, além de valorizar a prática do trabalho em equipe e nas práticas colaborativas interprofissionais.

Conclusões e/ou Recomendações
O PREFC busca promover o desenvolvimento de preceptores tornando-os agentes ativos, críticos e criativos a partir de evidências científicas e gestão de processos nas relações de trabalho. Além de ter o compromisso em formar enfermeiros de família e comunidade para a Atenção Primária à Saúde qualificados e resolutivos, no que compete ao seu exercício profissional, com compromisso ético e político com a formação no SUS e para o SUS!