SA5.2 - EXPERIÊNCIAS, CONSEQUÊNCIAS E LEGADOS DA PANDEMIA DE COVID-19 (TODOS OS DIAS)
|
39462 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA LIGA DE SAÚDE COLETIVA PELA DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA E EFETIVAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 LAURA FARINAZZO ALVES - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU (FOB-USP), NAYRA CRISTINA MAYERA COVAS - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU (FOB-USP), HECTOR GABRIEL CORRALE DE MATOS - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE BAURU (FOB-USP)
Período de Realização As experiências foram realizadas durante a pandemia de Covid-19, ao longo dos anos de 2020 e 2021.
Objeto da experiência Criação de uma liga estudantil de saúde coletiva para fomentar a defesa do Sistema Único de Saúde e gerar atividades voltadas à população de Bauru/SP.
Objetivos Visamos o reforço da vivência teórico-prática ligada às ciências sociais e humanas em saúde, a epidemiologia e os planejamentos em saúde, orientando-nos ao encontro da luta política na defesa da saúde como direito e realizando a propagação dos princípios do movimento sanitarista e de defesa do SUS.
Metodologia Foram conduzidas 15 atividades com temas diretamente relacionados à defesa da saúde pública, com alvos práticos e/ou teóricos, sendo subdivididas em três eixos temáticos: ensino (10); extensão (3); e pesquisa (2), baseados nos critérios: quantidade de atividades orientadas ao SUS; avaliação da população alcançada pelas atividades de educação em saúde; e abrangência dos temas abordados na perspectiva da construção e efetivação política do SUS.
Resultados As ações de extensão foram realizadas de modo direto com a população de assentamentos e ocupações urbano-rurais assistidas por nossa Liga Acadêmica, na cidade de Bauru/SP. Já as atividades de ensino, como palestras e cursos abertos ao público, foram efetuadas online, obtendo alcance nacional. Ambas execuções promoveram a educação popular em saúde dentro e fora dos muros da universidade, mesmo em contexto labiríntico pandêmico. Ademais, oportunizaram pesquisas acerca dos diversos temas abordados.
Análise Crítica A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da Universidade de São Paulo, campus Bauru, enquanto associação civil e científica livre, sem fins lucrativos e marcadamente multidisciplinar - pois organizada pelos discentes dos cursos de fonoaudiologia, odontologia e medicina - criou um espaço de articulação dos estudantes para promoção de saúde e levou projetos pensados sob a ótica da longitudinalidade à comunidade, tendo como objetivo a melhoria de sua qualidade de vida nos turbulentos anos de pandemia.
Conclusões e/ou Recomendações Assim, a LASC-USP assume o compromisso de devolver à comunidade o investimento feito na Universidade, democratizando o conhecimento acadêmico de forma alinhada às necessidades da população e divulgando de forma ampla e crítica os princípios e abrangência do SUS. Hoje, no atual contexto de desprezo aos direitos, de desvalorização das políticas universais e culto ao neoliberalismo, seguimos na defesa de um sistema público, universal e inclusivo.
|