Sessão Assíncrona


SA3.5 - SABERES E PRÁTICAS NA APS: PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO (TODOS OS DIAS)

39963 - RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO FORTALECIMENTO DA TRADUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PROMOÇÃO DE SAÚDE
BRUNA CAROLINA DE ARAÚJO - INSTITUTO DE SAÚDE SES-SP, MARITSA CARLA BORTOLI - INSTITUTO DE SAÚDE SES-SP, ROBERTA CREVELÁRIO DE MELO - INSTITUTO DE SAÚDE SES-SP, LETÍCIA APARECIDA LOPES BEZERRA DA SILVA - INSTITUTO DE SAÚDE SES-SP, FERNANDO MEIRINHO DOMENE - INSTITUTO DE SAÚDE SES-SP, JESSICA DE LUCCA DA SILVA - INSTITUTO DE SAÚDE SES-SP, TEREZA SETSUKO TOMA - INSTITUTO DE SAÚDE SES-SP, JORGE OTÁVIO MAIA BARRETO - FIOCRUZ-BRASÍLIA


Período de Realização
Foi realizado entre outubro de 2020 e dezembro de 2021.

Objeto da experiência
Apoiar o fortalecimento da gestão federal para a incorporação de ferramentas de Tradução do Conhecimento voltados para a Promoção da Saúde.

Objetivos
Desenvolver revisões rápidas e mapas de evidências sobre questões de alta relevância para as políticas relacionadas com a Promoção da saúde e capacitar técnicos do Ministério da Saúde em ferramentas metodológicas para apoiar Políticas Informadas por Evidências (PIE).

Metodologia
A tomada de decisão informada por evidências ainda está se estabelecendo e a presença de pesquisadores, atuando como promotores do processo de PIE, faz-se necessário. A interação entre pesquisadores-gestão teve início em 2020, com uma capacitação dos gestores sobre PIE, detectando-se a potencialidade de atuação conjunta desde os processos de priorização.

Resultados
No processo foram realizadas 30 respostas rápidas 5 mapas de evidências consideradas alta relevância para os demandantes que apoiaram as políticas realizadas pela gestão. Ainda, os pesquisadores apontaram como uma experiência potente a aproximação com as demandas da gestão para o fortalecimento do SUS. Surgiram oportunidades de compartilhar conhecimentos práticos e teóricos das respostas rápida e os gestores de se familiarizar com o processo de construção e uso das PIE.

Análise Crítica
O impacto dessa iniciativa no sentido da construção de pontes entre a pesquisa e gestão que possibilitem a melhor compreensão da PIE, assim como a entendimento da indissociabilidade da evidência científica e a elaboração de políticas públicas, por meio de respostas rápidas. Dessa maneira, o cenário de prática compartilhada tem favorecido a apreensão da teoria e a autonomia e pró-atividade dos atores envolvidos no processo.

Conclusões e/ou Recomendações
As trocas de experiência da gestão e dos pesquisadores sobre PIE têm oportunizado ao pesquisador ser facilitador do processo ensino-aprendizagem e ao gestor a aproximação da sua atuação à PIE.