Sessão Assíncrona


SA3.4 - ACOLHIMENTO E PRODUÇÃO DE CUIDADO NA APS (TODOS OS DIAS)

44211 - VISITAS DOMICILIARES DO FISIOTERAPEUTA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
JÉSSICA OLIVEIRA SILVA - FESF/SUS


Período de Realização
Foram explanadas experiências do período de março a junho de 2022.

Objeto da experiência
Atuação e contribuição de uma Fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) nas visitas domiciliares.

Objetivos
Relatar as barreiras encontradas pela equipe na realização das visitas domiciliares de uma Unidade de Saúde da Família (USF), Salvador/Ba.
Discorrer sobre as limitações e potencialidades no processo de cuidado dos usuários e cuidadores no contexto domiciliar.


Metodologia
O trabalho descreve a experiência das visitas domiciliares realizadas por uma Fisioterapeuta do NASF, do programa de residência multiprofissional em saúde da família FESFSUS/FIOCRUZ, no município de Salvador/BA. Este NASF é composto por profissionais de psicologia, educação física, fisioterapia e nutrição.
As visitas descritas foram realizadas no território de Vila Canária, acompanhadas pelos profissionais da equipe mínima e a agente comunitária de saúde.

Resultados
A realização de visitas domiciliares é uma importante ferramenta de oferta de cuidado integral ao usuário, principalmente os idosos, às pessoas com deficiências, sequelas de acidentes, acamados ou domiciliados que possuem alguma limitação de acesso à unidade de saúde. Trata-se de uma estratégia essencial no reconhecimento do território, localização e estrutura do domicilio, barreiras e facilitadores da funcionalidade e no entendimento do contexto familiar e social que vive o usuário.

Análise Crítica
O domicílio é um lugar de experiências enriquecedoras ou adoecedoras, caracterizado muitas vezes por relações familiares limitadas e conflitantes. Reconhecer onde vive o usuário possibilita o cuidado longitudinal e demanda intervenções nas condições socioeconômicas. No cuidado domiciliar, é possível vivenciar e entender o verdadeiro contexto de vida do paciente, conhecimento necessário para adequar o plano de cuidado de acordo com as possibilidades reais das pessoas e seus cuidadores.

Conclusões e/ou Recomendações
A prática possibilitou compreender a importância do reconhecimento do território e do domicílio no cuidado integral ao usuário, mesmo diante das dificuldades de acesso. Entretanto, foi observado durante os atendimentos a necessidade de intervenções e orientações não só aos usuários, mas também aos cuidadores e familiares.